Governo prepara inauguração do belvedere Navegantes para maio

Arroio do Meio

Governo prepara inauguração do belvedere Navegantes para maio

Espaço reconstruído após a enchente de 2020 será um atrativo turístico. Projeto de paisagismo foi definido por meio de consulta pública

Por

Governo prepara inauguração do belvedere Navegantes para maio
Primeira parte do projeto foi concluída. Área de recreação e lazer será concluída na semana de inauguração. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo municipal marcou para o dia 12 de maio, às 18h, a inauguração do belvedere da rua Campos Sales. A estrutura foi concluída junto ao muro de gabiões na encosta do rio Taquari no bairro Navegantes.

A conclusão do projeto de paisagismo vai ocorrer na semana que antecede a inauguração. É o que explica o secretário do Planejamento, Carlos Rafael Black. O layout instalado no local foi definido em uma consulta pública, e será revelado na semana da entrega do projeto. No local, foram concluídas as calçadas de passeio no entorno e instaladas as grades de proteção na encosta, além de alguns avisos.

A construção do belvedere iniciou em fevereiro, logo após o término do muro de gabiões construído para reconstruir o assoreamento ocorrido na enchente de junho de 2020. “Transformamos o espaço num atrativo turístico às pessoas, com uma ótima vista do Taquari”, destaca Black. O investimento no projeto foi de R$ 24 mil. O belvedere possui 25 metros de comprimento e 9 de largura. No entorno serão instalados bancos e na área de recreação será instalado um espaço para fotografias.

A inauguração também deve marcar a retirada dos limitadores de tráfego colocados entre a Brigada Militar e o ponto de captação de água da Corsan para restringir o acesso de caminhões pesados na rua. No local, desde a enchente havia desestabilização do solo e riscos de novos deslizamentos.

O muro

A obra do muro de gabiões perdurou por mais de dois anos e foi concluída em dezembro de 2022. O investimento na construção e recomposição da orla custou mais de R$ 5,6 milhões, a maior parte destinada pela Defesa Civil Nacional. Neste tempo, houve paralisações por parte da empresa e da União que atrasou os repasses ao município. Toda a estrutura do rio até a rua Campos Sales foi erguida com caixas metálicas preenchidas com pedra de basalto.

Acompanhe
nossas
redes sociais