Nada mais me surpreende

Opinião

Ezequiel Neitzke

Ezequiel Neitzke

Jornalista

Coluna esportiva

Nada mais me surpreende

Por

Nessa semana, durante reunião para definir a semana no Grupo A Hora, decidimos ir para Teutônia, transmitir um jogo da última rodada da Taça Intermunicipal. Quando fizemos o contato com a praça esportiva escolhida, o dirigente disse que até poderíamos, porém apenas em rádio, sem imagens e que essa decisão estava no regulamento do campeonato. Recebi o documento e me assustei com o que vi.

No artigo 107º, § 2, cita que o veículo de comunicação que transmitir na íntegra a partida da fase classificatória e semifinais, em vídeo pelas redes sociais receberá multa equivalente a 300 ingressos. Hoje o ingresso está R$ 5. Ou seja, caso nós fossemos transmitir o jogo em vídeo, teríamos que pagar para o clube mandante R$ 1,5 mil.

Gostaria de saber se houve um estudo em que a transmissão em vídeo atrapalha na ida do torcedor ao estádio. Hoje a filmagem mais agrega do que joga contra, pois a empresa que patrocina a placa de publicidade no campo ou estampa a camisa tem a marca levada para outras cidades, estados e até países, podendo gerar novos clientes.

Entendo o argumento dos dirigentes da Taça Intermunicipal quando falam que pode tirar o público das praças esportivas, mas vem cá, o Campeonato Municipal de futebol de campo de Teutônia vem em franca decadência faz anos. Se não fosse a brilhante ideia de juntar clubes de Poço das Antas e Westfália, nem torneio sairia.

Ao longo dos últimos dois anos, quando iniciamos o projeto de levar para o Youtube os jogos do amador, recebemos muitos elogios e inclusive pedido de comunidades para que fossemos até ela, muitas vezes esbarramos em estrutura, mas nunca em regulamento de competição. Essa foi a primeira vez. As semifinais iniciam na próxima semana, ainda está em tempo de mudarem o regulamento.

Agradecimento

Aproveito o espaço para agradecer o Chico e toda diretoria do Taquariense, que quando contatado logo se colocaram a disposição para nos ajudar na transmissão do jogo entre o seu clube e o Furacão, válido pela segunda rodada do municipal de Taquari.

Do leitor

O leitor Airton Schmitt manda a foto que representa a conquista do Campeonato de Futebol 7 de Marques de Souza, nela todos os atletas com os seus pais comemorando o título da competição.

Acompanhe
nossas
redes sociais