Praça da comunidade de Palmas homenageia antigo morador

ENCANTADO

Praça da comunidade de Palmas homenageia antigo morador

Local recebeu o nome de Erno Markus e foi inaugurado neste sábado, 18

Por

Praça da comunidade de Palmas homenageia antigo morador
Réplica do moinho de Erno Markus foi construída no parque
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município de Encantado inaugurou na manhã deste sábado, 18, a praça pública localizada no fim da rua do Moinho Colonial. O espaço recebeu o nome de Praça Erno Markus, em homenagem a Seu Erno, que tinha no local um antigo moinho de farinha de milho, trigo e moenda de cana, desde os anos 50. 

O homenageado sempre morou na comunidade de Palmas, inicialmente Arroio do Meio e depois Encantado, próximo ao arroio que divide a comunidade. O moinho foi construído há cerca de 80 anos, e Erno ajudou na fundação, com outros quatro sócios. 

O lote era de propriedade deles e, em 2005, a prefeitura municipal adquiriu o moinho, como forma de preservar a história. Antes disso, era Erno quem tocava o moinho sozinho. Ele faleceu em 31 de agosto de 2005, deixando uma história de representatividade e contribuição para a comunidade. 

O moinho sempre esteve localizado na praça da comunidade, por isso o nome de Erno foi escolhido para o local. A réplica do moinho foi construída no parque. O evento contou com a presença do prefeito Jonas Calvi, secretários municipais, vereadores, familiares do homenageado, servidores e moradores. 

Acompanhe
nossas
redes sociais