Historiador lança livro sobre modelos de colonização alemã

CULTURA E EDUCAÇÃO

Historiador lança livro sobre modelos de colonização alemã

Obra analisa aspectos econômicos e sociais desenvolvidos por imigrantes na Região Sul

Historiador lança livro sobre modelos de colonização alemã
Eduardo Relly lançou ontem, 23, o livro “Sob a sombra dos Commons: capital social, meio ambiente e imigração no Brasil meridional” (Foto: Raica Franz Weiss)

Pesquisador e docente na Friedrich-Schiller-Universität Jena, na Alemanha, Eduardo Relly, 39, lançou na noite de ontem, 23, o livro “Sob a sombra dos Commons: capital social, meio ambiente e imigração no Brasil meridional”. O evento ocorreu na Univates, na presença de diversos membros do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (IHGVT), do qual Relly também faz parte.

Doutor em história e natural de Lajeado, Eduardo conta que começou a trabalhar o tema da obra há mais de dez anos, durante o mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento na Univates. “Há alguns anos, um amigo meu, que trabalha na área, me deu um grande incentivo para publicar o livro”, lembra.

A obra trata sobre os modelos econômicos e sociais desenvolvidos na colonização do sul do Brasil. No livro, Relly trabalha conceitos sociológicos e históricos e usa para análise a Picada Essig, em Travesseiro.

Conforme o autor, séculos atrás, existiam muitas propriedades comunais na Alemanha, os “commons”, onde o trabalho e os recursos eram geridos em comunidade. O livro analisa a vinda desse modelo ao Brasil com os imigrantes e como ele se refletiu nas comunidades aqui.

Para o autor, o livro traz mais perguntas do que respostas. “É um livro acadêmico, que analisa diferentes modelos de sociedade e de gestão ecológica. Quando os imigrantes vieram, tinham uma visão diferente sobre a comunidade e o meio ambiente”, explica.

A obra tem 164 páginas e Relly conta que já tem outra em produção, sobre agrobiodiversidade, também com análise sobre modelos alemães e brasileiros. Hoje, Relly mora na Alemanha e trabalha na universidade de Jena, na área de sociologia do meio ambiente e patrimônio genético.

Acompanhe
nossas
redes sociais