A justiça eleitoral gaúcha lançou nessa semana a campanha “Venha reconstruir o estado com a força do seu voto”. Membros do pleno, autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público e representantes da imprensa compareceram ao evento de lançamento da ação que tem como principal objetivo incentivar a população a participar do processo eleitoral, por meio do voto, diminuindo a abstenção e fortalecendo a democracia.
A preocupação com o baixo comparecimento dos eleitores no dia do pleito decorre da catástrofe climática provocada pelas enchentes de maio, mas também tem a ver com o histórico dos últimos pleitos. No Vale do Taquari, por exemplo, a abstenção ficou em 15,36% no pleito municipal de 2020 – dos 286,5 mil eleitores aptos na região, 44 mil não votaram. Já nas eleições gerais de 2022, 16,24% dos eleitores da região deixaram de votar no primeiro turno, e 17,09% não compareceram ao segundo turno. São índices abaixo da média nacional, é bem verdade. Mas que podem definir mandatos.
Bolsonaro pode retornar ao Vale em 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou pela cidade de Teutônia em julho passado. A rápida passagem do principal expoente político da direita nacional ocorreu em um posto de combustíveis, às margens da Rota do Sol. E serviu de combustível para o pré-lançamento de diversas candidaturas a prefeito (a) e vereador (a) no Vale do Taquari. Entretanto, a intenção inicial dos líderes do PL era levar Bolsonaro para Estrela, Lajeado e Arroio do Meio. Mas a missão fracassou por questões de segurança. Diante disso, um grupo de correligionários do PL reinicia tratativas para trazer Bolsonaro ao Vale em 2025. E o primeiro convite é para a chamada Conferência Regional de Direita, que deve ocorrer em solo arroio-meense, em julho. Aguardemos!
A regra é clara, pô!
A regra é clara, candidatos. Se você não fez determinada ação bondosa durante os três primeiros anos de governo, não deve fazer agora. Isso pode configurar abuso de poder econômico e político e você pode se atrapalhar na justiça, justamente nos dias mais importantes da campanha. Portanto, evite novidades, presentes, cestas básicas e próteses durante a festa da democracia. Talkei!?
MP à paisana e o medo desnecessário
A informação de que um agente do Ministério Público esteve presente em um churrasco patrocinado por empresa privada para apresentar candidatos deixou muitos de cabelo em pé. O fato ocorreu na semana passada, reforço, e foi documentado por meio de fotos e vídeos realizados “à paisana”. Ou seja, sem que os participantes percebessem a presença do agente da promotoria de justiça. Os postulantes ao cargo de prefeito e vice – além de um vereador – não deveriam estar naquele ambiente. O fato pode (ou não) configurar a chamada “captação ilícita de sufrágio”, uma espécie de “compra de voto”. E eles sabem disto. Assim como outros tantos sabem. Portanto, e antes tarde que mais tarde, é melhor evitar os velhos hábitos e jogar limpo com o eleitor. A democracia agradece!
TIRO CURTO
- O tema “pesquisas” tem atiçado o meio político – e jurídico – de Estrela. Tem muito esperneio e sutis ameaças. E ainda restam duas semanas de campanha. “Haaaja coração”, diria Galvão Bueno.
- O governo de Lajeado vai repassar R$ 722 mil à Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para auxiliar na realização da Expovale + Construmóbil, que ocorre em novembro, e tem tudo para ser o símbolo da retomada econômica do Vale do Taquari.
- Ainda sobre a maior feira da região, o governo municipal precisa acelerar as obras de reforma no Parque do Imigrante, que também deve receber em breve o Monumento dos Imigrantes.
- Salvo engano, os diversos furtos a estabelecimentos comerciais e residências, registrados durante os momentos mais críticos da recente e trágica enchente que assolou o Vale do Taquari, ainda carecem de melhor apuração e, claro, punição por parte das forças de segurança pública.
- Todo mundo impressionado com a leve cadeirada de Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB), na eleição para a prefeitura de São Paulo. “Nossa, a política está no fundo do poço”, dizem. Tá um fuzuê, só. Uma histeria coletiva. Mas vamos combinar. Não sejamos hipócritas. Já vimos e ouvimos coisa bem pior na política brasileira. Ou só não viu e ouviu quem não quis. Bom feriado a todos!
Olhar de Lucas
Nosso peregrino das sextas-feiras faz uma provocação necessária: precisamos reconstruir nossas ferrovias. Por meio dessas, centenas de milhares de turistas passaram por aqui nos últimos anos. Na foto, o insinuante viaduto “Mula Preta”, no interior de Dois Lajeados.