Dnit executa serviços de dragagem e sinalização no Rio Taquari

Canal de navegaçao

Dnit executa serviços de dragagem e sinalização no Rio Taquari

Trabalhos ocorrem no trecho entre a barragem de Bom Retiro do Sul e a foz no Rio Jacuí

Por

Dnit executa serviços de dragagem e sinalização no Rio Taquari
Crédito: Divulgação/Dnit
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com um investimento de R$ 34 milhões, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) executa serviços de dragagem e sinalização no Rio Taquari.

O contrato abrange o trecho entre a barragem de Bom Retiro do Sul e a foz no Rio Jacuí. A previsão da autarquia é que sejam dragados 60 mil metros cúbicos de material este ano.

Tudo isso faz parte do processo de retomada da navegação no Rio Taquari, conforme a presidente da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), Elaine Strehl.

O próximo passo é buscar um aditivo no contrato para permitir a dragagem tambem até o Porto de Estrela. Uma equipe do Dnit inclusive esteve no município para analisar a situação.

“Há uma previsão para concluir esse processo até agosto. Aí saberemos se será necessária a dragagem. Claro, depende do próprio Dnit. Mas estamos a cada dia mais próximos da retomada”, avalia.

A hidrovia do rio Taquari possui uma extensão navegável de 86,5 quilômetros. O rio permite a ligação entre o Porto de Estrela e os portos de Porto Alegre e Rio Grande.

LEIA TAMBÉM: Interesse de empresas é fundamental para dragagem do Rio Taquari

Acompanhe
nossas
redes sociais