Há 20 anos, procissão de Navegantes

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, procissão de Navegantes

Por

As comunidades católicas Nossa Senhora dos Navegantes do bairro Carneiros, de Lajeado, de Linha Figueira, em Estrela, e de Arroio do Meio organizavam homenagens à santa. Em Lajeado, mais de 400 pessoas participaram das comemorações. Naquela época, o padre Guido Vogt estava à frente da comunidade e explicava que, como muitas residências e lavouras ficavam na barranca do rio, os moradores eram devotos à padroeira.

Arroio do Meio também reuniu centenas de pessoas. A programação iniciou às 6h e teve procissão fluvial pelo Rio Taquari. Mais tarde, durante a festa da Comunidade Navegantes, foi realizado o concurso Boneca e Marinheiro da Festa. Em 2003, Jéssica Facchini foi eleita Boneca e Darlan da Silva ficou como Marinheiro. Para 1ª Princesa, Maxcine Nunes, e 2ª Princesa, Beatriz Specht.

Outras 400 pessoas também acompanhavam a programação em Estrela. Conforme o então coordenador da paróquia de Linha Figueira, Armim Schwarzer, a programação era desenvolvida desde 1965. Neste domingo, dia 5, a procissão fluvial de Navegantes ocorre mais uma vez na Linha Figueira e segue até Bom Retiro do Sul.

Homenagem à santa no bairro Carneiros. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

 

As Princesas, a Boneca e o Marinheiro da Festa em Arroio do Meio. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Acidente espacial – Vinte anos atrás, o ônibus espacial Columbia explodiu ao entrar na atmosfera terrestre, matando sete astronautas. O grupo retornava de uma missão de 16 dias de pesquisa no espaço. O acidente era o mais sério desde que a nave Challenger explodiu após decolar, com sete tripulantes, em 1986.


HÁ 50 ANOS

Início da construção do posto de Estrela

O Jornal Nova Geração anunciava o início das obras do novo prédio do posto de saúde. Algumas semanas antes, o NG tinha noticiado que a construção era um convênio entre os governos estadual e municipal, com o repasse de 100 mil cruzeiros.

A unidade seria construída na rua Treze de Maio e, na inauguração, o então secretário estadual de Saúde, Jair Soares, viria a Estrela. O prédio abrigaria um arquivo e um depósito no subsolo e teria outros 11 cômodos no andar térreo. Na década de 1990, com a criação do SUS, o posto de saúde foi encerrado. O prédio existe até hoje e abriga o CAPS de Estrela.

Dia da inauguração do posto, ainda em 1973. À direita, está o então prefeito de Lajeado, Alípio Hüffner, ao lado, o prefeito de Estrela, Gabriel Mallmann, seguido do secretário Jair Soares. Crédito: Acervo Airton Engster

 

Fachada atual do posto. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

Acompanhe
nossas
redes sociais