Há 20 anos, procissão de Navegantes

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, procissão de Navegantes

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As comunidades católicas Nossa Senhora dos Navegantes do bairro Carneiros, de Lajeado, de Linha Figueira, em Estrela, e de Arroio do Meio organizavam homenagens à santa. Em Lajeado, mais de 400 pessoas participaram das comemorações. Naquela época, o padre Guido Vogt estava à frente da comunidade e explicava que, como muitas residências e lavouras ficavam na barranca do rio, os moradores eram devotos à padroeira.

Arroio do Meio também reuniu centenas de pessoas. A programação iniciou às 6h e teve procissão fluvial pelo Rio Taquari. Mais tarde, durante a festa da Comunidade Navegantes, foi realizado o concurso Boneca e Marinheiro da Festa. Em 2003, Jéssica Facchini foi eleita Boneca e Darlan da Silva ficou como Marinheiro. Para 1ª Princesa, Maxcine Nunes, e 2ª Princesa, Beatriz Specht.

Outras 400 pessoas também acompanhavam a programação em Estrela. Conforme o então coordenador da paróquia de Linha Figueira, Armim Schwarzer, a programação era desenvolvida desde 1965. Neste domingo, dia 5, a procissão fluvial de Navegantes ocorre mais uma vez na Linha Figueira e segue até Bom Retiro do Sul.

Homenagem à santa no bairro Carneiros. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

 

As Princesas, a Boneca e o Marinheiro da Festa em Arroio do Meio. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Acidente espacial – Vinte anos atrás, o ônibus espacial Columbia explodiu ao entrar na atmosfera terrestre, matando sete astronautas. O grupo retornava de uma missão de 16 dias de pesquisa no espaço. O acidente era o mais sério desde que a nave Challenger explodiu após decolar, com sete tripulantes, em 1986.


HÁ 50 ANOS

Início da construção do posto de Estrela

O Jornal Nova Geração anunciava o início das obras do novo prédio do posto de saúde. Algumas semanas antes, o NG tinha noticiado que a construção era um convênio entre os governos estadual e municipal, com o repasse de 100 mil cruzeiros.

A unidade seria construída na rua Treze de Maio e, na inauguração, o então secretário estadual de Saúde, Jair Soares, viria a Estrela. O prédio abrigaria um arquivo e um depósito no subsolo e teria outros 11 cômodos no andar térreo. Na década de 1990, com a criação do SUS, o posto de saúde foi encerrado. O prédio existe até hoje e abriga o CAPS de Estrela.

Dia da inauguração do posto, ainda em 1973. À direita, está o então prefeito de Lajeado, Alípio Hüffner, ao lado, o prefeito de Estrela, Gabriel Mallmann, seguido do secretário Jair Soares. Crédito: Acervo Airton Engster

 

Fachada atual do posto. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

Acompanhe
nossas
redes sociais