Expresso Leomar é o sonho realizado pelos pais e ampliado pelos filhos

Lajeado Empreendedora

Expresso Leomar é o sonho realizado pelos pais e ampliado pelos filhos

Idealizado em 1984 pelo casal Darcilo e Lúcia Schüssler, empresa é liderada pelo filho Leonício, com apoio de toda a família

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Janeiro de 2023 às 15:36

Expresso Leomar é o sonho realizado pelos pais e ampliado pelos filhos
Leonício Schüssler está à frente do sonho realizado pelo pai, Darcilo, idealizador da Expresso Leomar, em 1984. (FOTO: J. J. Silva)

Empreender é uma decisão madura que, muitas vezes, consolida um projeto sonhado ainda na infância. É o caso da Expresso Leomar, empresa de logística inaugurada em 1984 por Darcilo Schüssler. Afinal, desde criança seu maior sonho era se tornar caminhoneiro, uma conquista alcançada que gerou a construção de uma das mais importantes empresas do setor em todo o estado.

Natural de Lajeado, Schüssler cresceu num contexto simples e, como muitos na época, via nos caminhões algo inspirador. Depois de atuar em diversos segmentos, em 1976 conseguiu, enfim, uma oportunidade de trabalhar na área, como ajudante de transporte em Santa Cruz do Sul. Essa seria a semente do negócio, mas o principal fertilizante foi incluído em setembro de 1977, quando Schüssler casou com Lúcia, parceira de vida e de negócios.

O grande salto nesta jornada aconteceu em 1980, quando Schüssler adquiriu seu primeiro caminhão. Para realizar a transição, ele vendeu a casa a fim de conseguir concretizar o negócio. “A partir disso ele começou a fazer parcerias com empresas grandes e o negócio tomou corpo. Dali em diante, o trabalho e o carisma dele foram diferenciais pro sucesso do negócio”, lembra Leonício Schüssler, filho e atual CEO da empresa.

A jornada foi desafiadora para o casal empreendedor, mas rendeu frutos. Tanto é que em 1984 Schüssler formalizou a empresa e criou a Fritz Transporte, que rapidamente conquistou espaço no mercado de cargas fracionadas. Enquanto Schüssler era motorista e vendedor, Lúcia assumiu a administração com a ajuda dos filhos. “Ele trabalhava 20 horas por dia, não tinha sábado nem domingo. Eu estudava de manhã e de noite digitava notas fiscais, porque era importante. A gente brinca que não tem sangue nas veias, mas, sim, diesel”, recorda Leonício.

A empresa cresceu, diversificou as atividades e serviços, conquistou novos clientes e entendeu que era hora de mudar. Assim, em 1998, foi criada a Expresso Leomar, que unia os nomes dos filhos do casal empreendedor: LEO de Leonício e MAR de Marisa.  “Nesta época, já éramos uma empresa com liberação para transporte de medicamentos, o que era um diferencial. Até 2004 demos um salto, com a mudança de endereço para a RS-453”, analisa o CEO.

Hoje o negócio conta com operações, além do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Contudo, o crescimento não abala uma certeza: Lajeado é o seu lugar. “Nossa história está aqui. Nada mais justo que privilegiar nossa cidade e as pessoas que fazem parte dela”, conclui Leonício, com a certeza que o sonho empreendedor dos pais seguirá vivo por muito tempo.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais