Saúde recebe 50 mil doses de antiviral para tratamento contra covid

SAÚDE

Saúde recebe 50 mil doses de antiviral para tratamento contra covid

Primeiro lote de 50 mil doses já foi distribuído no ano passado

Por

Saúde recebe 50 mil doses de antiviral para tratamento contra covid
Foto: Agência Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira, 19, o segundo lote com 50 mil doses de medicamento para o tratamento contra a covid-19. O antiviral produzido pela Pfizer é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição é feita após a solicitação dos estados e Distrito Federal. Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado e já foram distribuídos.

Esse é o primeiro tratamento incorporado ao SUS para pacientes com 18 anos de idade ou mais, com diagnóstico confirmado de covid-19, com sintomas leves a moderados, que têm alto risco de complicações pela doença (imunocomprometidos) e que não requerem oxigênio suplementar.

Para pacientes com 65 anos de idade ou mais, ele deve ser administrado em até 5 dias do início dos sintomas. A indicação do tratamento independe do status vacinal.

“O Ministério da Saúde reforça que o medicamento não previne a doença e a melhor forma de evitá-la é por meio da vacinação, inclusive com as doses de reforço. Procure a unidade de saúde mais próxima e complemente a imunização”, alertou a pasta.

Acompanhe
nossas
redes sociais