Surgimento de espuma às margens do Taquari preocupa pescadores

ARROIO DO MEIO

Surgimento de espuma às margens do Taquari preocupa pescadores

Mudança na coloração da água foi percebida no início dessa semana. Orientação é que casos sejam denunciados ao Grupo de Polícia Ambiental (GPA)

Por

Atualizado quarta-feira,
11 de Janeiro de 2023 às 08:24

Surgimento de espuma às margens do Taquari preocupa pescadores
Pescadores e banhistas apontaram irregularidades nas margens do rio Taquari em Palmas, distrito que faz divisa com Encantado. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio

A formação de espumas e mudança na coloração da água às margens do Rio Taquari tem preocupado banhistas e pescadores de Arroio do Meio.
Danilo Gerhardt foi um que notou a mudança, registrou em imagens e pretende encaminhar o tema aos órgão de fiscalização.

O temor é que a mudança na coloração esteja relacionada com a poluição da água, ou descarte irregular de resíduos. Na semana passada, casos semelhantes foram registrados em Muçum, Encantado e Roca Sales.

De acordo com o fiscal ambiental do Departamento do Meio Ambiente de Arroio do Meio, Leonardo Dalmolin Matzenbacher, mais pescadores têm relatado a coloração diferente no Rio Taquari. Um dos pontos monitorados e apontados é a margens de Palmas, distrito que faz divisa com Encantado.

Segundo Matzenbacher, nenhuma solicitação oficial chegou até o departamento. A orientação é que se constatadas a anormalidade seja acionada o Grupo de Polícia Ambiental (GPA).

Em um primeiro momento, a suspeita é que a espuma tenha acompanhado o curso do rio, vindo de Encantado e Roca Sales. Nestas cidades, houveram análises dos departamentos municipais nos pontos de poluição. A primeira aparição foi no dia 5, na praia do Picão.

Mesmo com análise da água por parte do Laboratório da Univates, nenhuma irregularidade foi encontrada. O laudo apontou que o material não é característico de dejeto suíno, ou restos industriais e sim vindos de uma possível movimentação de terra ou pedras às margens do rio Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais