As histórias para os netos

Opinião

Miguel Lucian

Miguel Lucian

As histórias para os netos

Por

O final do ano remete a encerramentos de um ciclo, a lembranças e a certa nostalgia. Aquela sensação de que o tempo passa cada vez mais rápido é praticamente generalizada e, mesmo que talvez não seja verdade (cabe a discussão), segue muito presente nas rodas de conversas.

A tecnologia permite que em poucos movimentos na tela do celular seja possível percorrer os momentos do ano que está a findar. Seja nas postagens das redes sociais ou no armazenamento de fotos e vídeos, podemos relembrar momentos e emoções vividas nos últimos doze meses.

O nascimento de uma nova vida, a realização de um sonho, aquela reunião de amigos, a formatura de alguém especial, os primeiros passos de uma criança, a viagem de férias, a participação em um evento esportivo, um dia comum na companhia de alguém especial… É lindo lembrar e ser grato pelo que passou ao longo do ano.

Nosso tempo de vida é contado em anos, mas é a coleção de momentos e a forma com que lembramos deles que fazem com que nossa existência faça sentido. Às vezes é difícil de perceber mas o que temos e o que vivemos no presente é especial. Os espaços que frequentamos e as pessoas próximas podem vir a não serem mais os mesmos.

Turmas inseparáveis tomam caminhos distintos, amigos de todos os dias podem se tornar eventuais parcerias de final de semana. Totais desconhecidos podem aparecer e se tornar indispensáveis. Mas em um futuro, distante ou não, lembraremos com carinho das pessoas e momentos que estiveram conosco e contaremos algumas passagens em rodas de amigos e familiares. Algumas em forma de tragédia, outras em forma de comédia, mas ficarão eternizadas em nossas memórias.

Uma seleção das melhores será feita ao natural e continuará sendo contada ano após ano e, quiçá, atravessará gerações. Os momentos pelos quais a sua existência será lembrada. É isso que contará aos seus netos. Com minha última coluna de 2022 me despeço e desejo que no novo ano você possa ter o maior número possível dessas histórias juntamente das pessoas que ama.

Acompanhe
nossas
redes sociais