Agricultura familiar no VT: produção pecuária e desafios ambientais

Opinião

Carlos Cyrne

Carlos Cyrne

Professor da Univates

Assuntos e temas do cotidiano

Agricultura familiar no VT: produção pecuária e desafios ambientais

Por

Este texto é resultado de pesquisa realizada pelo grupo de Indicadores de gestão em sistemas produtivos agroalimentares, integrado pelas Professoras Júlia Barden e Claudete Rempel, do PPGAD, Fernanda Sindelar e por mim do PPGSAS. A região do Vale do Taquari (VT) apresenta uma condição semelhante ao RS em relação ao desenvolvimento econômico, sendo este considerado um Estado com um “bom padrão” quando comparado às demais regiões do país.

Apesar de padrões semelhantes, a trajetória da região por vezes acompanhou a do Estado, em outros momentos foi mais acelerada e em alguns não seguiu a tendência. Historicamente, a produção primária tem uma importância significativa para a economia regional e geralmente está organizada em sistema integrado com a indústria de alimentos.

A evolução da produção pecuária que sustenta a matriz produtiva no VT, desenvolvida em especial pela agricultura familiar traz desafios ambientais decorrentes da atividade. Os resultados apresentam que a dinâmica regional e a evolução por espécie produtiva ao longo das últimas décadas ocorreram de forma diferente na região do VT: nos bovinos, a evolução foi equilibrada entre os municípios, mas no caso das aves, suínos e produção leiteira, alguns municípios reduziram sua participação, enquanto em outros, houve um incremento significativo da atividade e produtividade.

Foi possível observar um processo de modernização das propriedades, em especial no período mais recente, e uma substituição das atividades principais. Em virtude das dificuldades na exploração de grãos, principalmente a partir de meados da década de 1970-80, a maioria das propriedades rurais familiares da região, integradas ao sistema cooperativo, passaram a dedicar-se à produção de animais e de leite, buscando agregar mais valor à produção.

Na região, a atividade que mais se destaca é a produção de aves, sendo que em 2017 era responsável por aproximadamente um quarto da produção estadual. A suinocultura, caracterizada como uma atividade tradicional, presente nas propriedades desde a sua constituição, perdeu sua importância nas três últimas décadas do século XX, mas no período mais recente, voltou a receber destaque e ganhou maior representação no Estado.

Já no que se refere à produção de bovinos, observa-se no VT que a atividade mantém certa constância, embora seja possível observar uma redução da produção a partir de 1995/1996, sendo esta substituída por outras atividades mais rentáveis. Já a produção leiteira, presente em aproximadamente 39% das propriedades rurais, caracteriza-se como complementar a outras atividades agropecuárias e também foi influenciada pela integração junto às agroindústrias, que passaram a realizar a coleta da produção junto às propriedades rurais, garantindo a entrega do produto.

Assim, a pecuária representa uma atividade importante para a região e para os agricultores familiares, tanto sob a perspectiva econômica quanto social. Contudo, aliada a essas dimensões estão os desafios ambientais que figuram no cenário regional, dado que a produção de aves, suínos e leite impactam ambientalmente devido a necessidade de consumo e potencial capacidade poluidora dos recursos naturais, dependendo da intensidade e modelo de produção utilizado. O trabalho completo pode ser acessado em https://www.even3.com.br/anais/sober2022/483625-agricultura-familiar-no-vale-do-taquarirs–producao-pecuaria-e-desafios-ambientais/

Acompanhe
nossas
redes sociais