Participe  da política

Opinião

Guilherme Cé

Guilherme Cé

Economista

Participe da política

Por

Política é muito mais do que as semanas que antecedem as eleições. A política acontece diariamente, seja a nível municipal, estadual, nacional ou até internacional. Infelizmente, salvo momentos pontuais, vemos que a sociedade de uma forma geral não se interessa pelo assunto. Mais do que isso, parece evitar se envolver em discussões que, gostemos ou não, afetam a todos. As decisões políticas têm o poder – para o bem ou para o mal – de influenciar a nossa vida pessoal e profissional.

Essa postura de desinteresse e até de repulsa pela política não é recente, é verdade. Historicamente fomos – e ainda somos – desincentivados a se envolver, como se política fosse algo ruim ou algo em que não valesse a pena se gastar energia. Política no Brasil é sinônimo de coisa feia. É inegável que, infelizmente, muitos atores do jogo político não ajudam a elevar o nível ou fazer com que o tema seja melhor visto pela sociedade.

Mas precisamos trabalhar para mudar isso. A oxigenação política, a elevação do nível de debate e, por consequência, dos nossos representantes, é uma tarefa que depende de maior e mais intensa participação popular. E mesmo assim será uma tarefa de anos. Participar da política não é necessariamente disputar cargos eletivos, ocupar funções em governos ou ser militante de algum partido político.

Há diversas outras formas de nos envolvermos, seja acompanhando mais de perto os nossos representantes, seja participando de entidades da sociedade civil organizada ou movimentos políticos não partidários, para ficar apenas em alguns exemplos. Assistir eventualmente as sessões da câmara de vereadores da sua cidade é um exemplo simples de como podemos estar mais próximos da política.

O Brasil está longe de ser o país que a maior parte dos brasileiros quer. Há décadas não conseguimos converter nosso potencial – nem nossas boas intenções – em desenvolvimento sustentável. E isso não é culpa apenas dos políticos. Eles são um retrato da sociedade, afinal estão lá com o nosso voto e atuam, muitas vezes, sem a nossa fiscalização.

Sermos mais atuantes politicamente é uma etapa importante para mudarmos o nosso futuro. Participe, do seu jeito e de acordo com a sua disponibilidade, da política. Faça sua parte. Mas nunca esqueça que tão importante quanto participar, é o fazer de forma responsável, com respeito aos dados, aos fatos e a quem pensa diferente. A política que queremos depende, também, da forma como a fazemos.

Acompanhe
nossas
redes sociais