Quem gosta de listas?

Opinião

Elisabete Barreto Müller

Elisabete Barreto Müller

Professora universitária e delegada aposentada

Quem gosta de listas?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Por ter sido policial, treino bastante a minha memória. Mas preciso confessar: adoro fazer listas. Algumas demandas anoto no celular; porém, sendo da geração analógica, curto escrever bilhetes e pregar com imã na geladeira. Tenho também um bloco reciclável ao lado do computador e faço listas diárias.

Nesta época, tenho listas de resoluções, presentes, arrumações…

Não sei se a Psicologia define isso como mania. Só sei que sempre me organizei assim e é uma satisfação enorme ir riscando as tarefas realizadas!

No entanto, nem todas as listas me trazem alegria. Soube de umas que muito me preocuparam e me causaram indignação. Pessoas que se acham melhores, mais puras, listaram empresas e profissionais que deveriam ser boicotados.

Essas listas proliferaram em várias cidades do país. O motivo? Os escolhidos para o cancelamento não votaram no candidato derrotado à eleição presidencial. Com isso, tais pessoas querem dizer: “Se não votaram nele, não prestam. São petistas, esquerdistas, comunistas. Devem sofrer.”

Assim, as ditas (ou malditas) listas passaram a ser compartilhadas. Algumas mentes mais perversas tiveram a ideia de identificar os estabelecimentos e casas dos escolhidos para o cancelamento.

Sugeriram, então, marcar esses lugares com a estrela que é o símbolo do partido do presidente eleito. Isso não lembra um passado sombrio onde ocorreu a segregação de judeus, negros, ciganos, todos que não eram da raça ariana? A mim lembrou.

Quanto aos que criaram e multiplicaram as listas, se intitulam cidadãos de bem, de caráter, honestos. Muitos deles professam credos, pregam bondade e dizem ser tementes a Deus.

Como, então, não pensaram no alcance dessas listas, nas preocupações dos atingidos, na ruína financeira de tanta gente, na dor da alma de quem virou alvo de perseguição injusta? Como querem educar seus filhos para a paz, se promovem a desunião? Com certeza, as questões jurídicas e seus desdobramentos chegarão para os envolvidos.

Para além da punição que deverá chegar, espero que reflitam como se sentiriam se os seus nomes estivem numa lista de cancelamento e que se arrependam verdadeiramente de tamanha desumanidade!

Na minha lista de final de ano que citei lá na introdução, está também o desejo de que essas pessoas tenham mais respeito ao próximo e à democracia!
E você, também é adepto de listas?

Acompanhe
nossas
redes sociais