Use filtro solar

Opinião

Júlia Amaral

Júlia Amaral

Jornalista

Colunista do Caderno Você

Use filtro solar

Por

Se Pedro Bial pudesse te dar somente uma dica, ele diria: use filtro solar. Foi o que disse há quase 20 anos, em um vídeo com dicas para envelhecer de forma saudável. E completou dizendo que “os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência. Já o resto de meus conselhos não têm outra base confiável além de minha própria experiência errante”.

Assim como escovar os dentes, a proteção é questão de hábito. Faça chuva ou faça sol, no inverno ou no verão, você vai acordar e passar essa leve pasta branca no rosto. Faz parte da rotina. Há algum tempo, acompanho sites e revistas de beleza e a opinião sobre o uso de filtro solar é unânime. É ele quem vai evitar as manchas, prevenir as rugas e precaver de complicações maiores e indesejáveis.

Engraçado como falar de saúde ou beleza parece algo fútil. É como dizer “não tenho nada mais interessante para escrever, então vou lembrar o que a Vogue disse sobre a exposição excessiva ao sol”. Mas a verdade é que tanto a saúde quanto a beleza são pontos fundamentais para entender que a vida é mais do que acordar e trabalhar depois de tomar um gole de café passado.

Passar um creme no rosto pode ser mais do que passar um creme no rosto. Para isso, é preciso se olhar no espelho por alguns segundos. Difícil demais para alguns. E talvez seja a dificuldade que denuncie o quanto o ato pode ser qualquer coisa menos fútil.

Exames de rotina, alimentação saudável e exercício físico, é claro, são mais importantes do que o primeiro conselho de Bial. Mas ele é o mais básico, mais fácil, mais simples e ainda assim absolutamente necessário. Por isso, se eu pudesse te dar um conselho, eu diria: use filtro solar. E descubra qual seu livro preferido.

Acompanhe
nossas
redes sociais