Apenados de Lajeado recebem diploma por curso profissionalizante

RESSOCIALIZAÇÃO

Apenados de Lajeado recebem diploma por curso profissionalizante

Qualificação ocorreu dentro da casa prisional entre setembro e outubro

Por

Atualizado sexta-feira,
09 de Dezembro de 2022 às 16:50

Apenados de Lajeado recebem diploma por curso profissionalizante
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado

Em solenidade que ocorreu no Presídio Estadual de Lajeado, nesta sexta-feira, 9, foram entregues diplomas para 16 detentos que participaram de curso na área de construção em alvenaria. O treinamento ocorreu na própria casa prisional por meio de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria Estadual de Segurança e Justiça.

A qualificação voltada para construção civil tem duração de 80 horas-aula e ocorreu entre setembro e outubro.

Nesta sexta-feira também ocorreu o lançamento do curso de confecção industrial e de bolsas e acessórios para 14 apenadas da ala feminina. A atividade ocorre dentro de uma estrutura móvel que fica no pátio da casa prisional.

Conforme o secretário estadual de Justiça e Sistemas Penais e Socioeducativo, Mauro Haushild, preparar os apenados para o mercado de trabalho é fundamental no processo de ressocialização. “61% das pessoas privadas de liberdade no estado tem menos que a quarta série do ensino fundamental completa e com esse grau de instrução não se vai conseguir emprego”, complementa.

Secretário estadual de Justiça e Sistemas Penais e Socioeducativo, Mauro Haushild, participou de cerimônia (Foto: Henrique Pedersini)

Para o gerente de operações do Senai Lajeado, Jerry Hibner, a formação representa ainda uma
boa notícia ao mercado de trabalho, uma vez que área de construção civil e costura possuem demandas de profissionais. “A gente mapeia cursos que podem atender a necessidade das empresas e estes são dois exemplos disso”, define.

O projeto ainda reúne outras entidades parceiras como a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), prefeitura de Lajeado e conselhos da comunidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais