Programa Vida+Viva sem Álcool impacta e traz assunto à tona, avalia Fachinetto

ENTREVISTA

Programa Vida+Viva sem Álcool impacta e traz assunto à tona, avalia Fachinetto

Coordenador do programa detalha diagnóstico, analisa os dez anos de atuação e projeta próximos passos

Por

Atualizado quarta-feira,
07 de Dezembro de 2022 às 12:58

Programa Vida+Viva sem Álcool impacta e traz assunto à tona, avalia Fachinetto
Coordenador do Vida+Viva, Neidemar José Fachinetto (Foto: Henrique Pedersini)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em entrevista à Rádio A Hora 102.9, o promotor de Justiça do Ministério Público de Lajeado e coordenador do programa Vida+Viva sem Álcool, Neidemar Fachinetto, detalhou os dados do diagnóstico sobre o uso precoce de substâncias psicoativas, apresentados no teatro do Sesc na terça-feira, 6.

A ocasião também marcou os dez anos do programa. Fachinetto avalia que neste período o programa impactou as pessoas e trouxe à tona assuntos que antes não eram pautados. “Conseguimos mobilizar uma parte significativa na nossa sociedade com apoio de vários setores empresariais.”

LEIA MAIS: Uso precoce de álcool e outras drogas cresce quase 20% em dez anos

A pesquisa revela que houve um aumento perto dos 20% nos índices de experimentação de álcool e outros compostos químicos ante os dados atuais. Em 2002, primeira edição, 62% dos jovens de 12 a 17 anos confirmaram ter experimentado alguma substância. Na pesquisa mais recente, esse percentual foi de 80%. Mais de 1,1 mil alunos participaram da pesquisados.

Para o coordenador do programa, os dados revelam que “precisamos fazer ainda mais. O próximo passo é sermos radicais na intolerância.”

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais