Perfuração de novo poço minimiza falta de água em localidade

CAPITÃO

Perfuração de novo poço minimiza falta de água em localidade

Investimento foi encaminhado por convênio entre município e governo estadual

Por

Perfuração de novo poço minimiza falta de água em localidade
Poço artesiano atende a necessidade das famílias em São Luiz. Crédito: Divulgação
Capitão

Com a intensidade do calor e períodos mais secos, aumenta a necessidade e demanda pelo abastecimento de água. Com isso, o governo municipal fez a perfuração de um novo poço artesiano na localidade de Linha São Luiz, próximo à propriedade da família Gerhardt.

O local foi escolhido a partir de estudos geológicos contratados pelo município que detectaram três pontos apropriados para captação de água potável. Foram duas tentativas. O poço conta com 250 metros de profundidade e possui vazão suficiente para atender as famílias daquela comunidade.

O prefeito Jari Hunhoff e a engenheira civil, Ana Caroline Ziem, responsável pelo projeto, acompanharam a perfuração. A próxima etapa consiste em uma nova licitação para aquisição de bomba de captação, canos, cercamento e todos os equipamentos necessários para o funcionamento da estrutura.

Demanda antiga

De acordo com Hunhoff, o novo poço artesiano atende a uma demanda antiga da comunidade, pois os moradores sofrem com a falta de abastecimento em época de veraneio. O investimento supera os R$ 70 mil. O recurso foi encaminhado em convênio entre município e Secretaria de Obras e Habitação do Estado.

O recurso foi solicitado em 2021 e, após a liberação dos valores, o município se responsabilizou pela licitação e encaminhamento da obra. Além disso, o Executivo tem trabalhado na proteção e recuperação de fontes naturais.

Produtores interessados no programa podem contatar a Secretaria da Agricultura. A proteção e coleta da água é uma solução encontrada por muitos produtores para o armazenamento da água.

Acompanhe
nossas
redes sociais