Programa qualifica mais de 500 alunos em um ano

SANTA CLARA DO SUL

Programa qualifica mais de 500 alunos em um ano

Iniciativa do governo municipal subsidia em até 100% cursos técnicos, profissionalizantes e de liderança. Evento hoje à noite celebra conclusão do segundo ano de atividades

Por

Programa qualifica mais de 500 alunos em um ano
Cursos envolvem público de diferentes idades e níveis de formação. Nova etapa para 2023 está confirmada. Crédito: Divulgação
Santa Clara do Sul

Com o objetivo de complementar o currículo escolar e preparar profissionais ao mercado de trabalho a administração municipal desenvolve o projeto “Educação Para Todos”. Lançado em maio de 2021, no primeiro ano foram 315 certificados entregues. Já em 2022, a qualificação compreendeu 562 alunos de diferentes idades.

O programa do governo municipal tem parceria com instituições de ensino e abrange desde estudantes do Ensino Fundamental a empresários, pessoas desempregadas e aposentados. As atividades desenvolvidas por semestres atendem três eixos: escolarização, profissionalização e educação comportamental.

Para marcar o segundo ano de ações, evento hoje à noite reúne os participantes para confraternização. A atividade será no Clube Centro de Reservistas a partir das 19h30min. De acordo com a coordenadora do programa, Jordana Giongo Heisler, a programação também terá presença de autoridades e representantes da comunidade. “É um momento festivo onde também vamos contar com palestra sobre valores humanos.”

A noite também será momento de apresentar os cursos para o próximo ano. “No primeiro semestre de 2023 serão oferecidos quatro curso no eixo da escolarização, seis na profissionalização e mais quatro em educação comportamental”, revela Jordana. Segundo ela, as inscrições também serão disponibilizadas na plataforma do município.

As atividades em parceria com as instituições são subsidiadas pelo município. O percentual sobre cada curso varia de 75% a 100%. “São oportunidades em diferentes áreas e para público variado. No eixo da escolarização, há por exemplo, a possibilidade de ingressas no EJA ou no pré-vestibular”, detalha Jordana.

Para participar do programa é necessário comprovar residência no município ou ter vínculo de emprego na cidade. A viabilidade dos cursos também depende de número mínimo de participantes.

Demais ações

Outro programa desenvolvido pelo governo municipal é o “Santa Clara Mais Feliz”. A iniciativa foi criada a partir dos resultados da pesquisa Felicidade Interna Bruta (FIB) aplicada com funcionários públicos e comunidade. Mais de 700 pessoas responderam o questionário.

A partir do estudo foram definidos quatro pilares: engajamento, emoções positivas, educação e cultura, e atividades físicas. Esses eixos norteiam eventos de bem-estar, oficinas, cursos, rodas de conversas, entre outras programações.

“Educação Para Todos”

  • Programa certificou 315 alunos em 2021.
  • Neste ano foram 562 participantes distribuídos em 29 cursos.
  • Para o próximo ano serão 14 atividades  no primeiro semestre.

Acompanhe
nossas
redes sociais