Representatividade  por meio dos livros

CULTURA

Representatividade por meio dos livros

No Mês da Consciência Negra, Centro de Cultura Afro-brasileira compartilha com as crianças histórias com personagens negros

Por

Representatividade  por meio dos livros
Sílvia Estanislau participou de horas do conto na Casa de Cultura de Lajeado. Crédito: Bibiana Faleiro
Vale do Taquari

Diversidade, respeito e identidade são temas encontrados no livro “Flávia e o Bolo de Chocolate”, escrito por Míriam Leitão e ilustrado por Bruna Assis Brasil. A obra literária conta a história de uma criança negra adotada por uma família branca, que tenta entender as diferenças entre sua cor de pele e a de sua mãe.

A história é contada por Sílvia Adriana Estanislau Lima, professora e presidente do Centro de Cultura Afro-Brasileira de Lajeado, durante o Mês da Consciência Negra da cidade. Com fantoches, ela recria a narrativa de Flávia para ensinar às crianças sobre as diferenças.

“Na história, a vizinha fala para a menina que ela não pode ser filha da mãe dela, porque ela é negra, e a mãe branca. Então Flávia começa a não gostar de mais nada que seja marrom”, descreve Sílvia.

Ao longo do livro, a menina entende que muitas coisas que ela gosta, como sorvete ou bolo de chocolate, brigadeiro e o cachorrinho Cacau são marrons, e faz perguntas sobre sua cor de pele. “Esses momentos são muito legais, porque as crianças conversam sobre isso. Reconhecem um primo negro, um pai, ou se identificam nas histórias”.

Para Sílvia, essa representatividade é um dos principais objetivos dos livros infantis. “As crianças podem se reconhecer nos livros, e ver que também podem ser príncipes e princesas, que podem sonhar”, acredita a professora.

Sílvia ainda destaca que ensinar sobre a diversidade para as crianças é mais fácil do que falar sobre racismo com pessoas de mais idade. E, assim, os jovens crescem com consciência sobre as diferenças. A professora acredita que, hoje, não há mais espaço para o preconceito e que os livros têm poder para mudar essa realidade.


Outros livros com personagens negros

Amoras – Emicida

Contos africanos para crianças brasileiras – Rogério Andrade Barbosa

O cabelo de Lelê – Valeria Belém (autora), Adriana Mendonça (ilustradora)

A África recontada para crianças – Avani Souza Silva (autor), Lila Cruz (ilustradora)

Meninas negras – Madu Costa

O menino marrom – Ziraldo Alves Pinto

O pequeno príncipe preto – Rodrigo França

Acompanhe
nossas
redes sociais