Vale Log integra missão de cooperativas em Israel

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Vale Log integra missão de cooperativas em Israel

Por

Atualizado quinta-feira,
10 de Novembro de 2022 às 08:08

Presidente da Vale Log, Adelar Steffler participa da Missão de Estudos do Ramo Transporte, que levou 25 cooperativas do setor para Israel. A viagem começou no dia 6, segue até amanhã e inclui visitas técnicas a Jerusalém, Holon, Haifa e Tel Aviv. O grupo também participou de uma reunião em Roma, na Aliança Cooperativa Italiana.

Em Jerusalém, a comitiva participa de reunião com o Escritório da Apex Brasil e Embaixada Brasileira, além de visitas à Startup National Central e Cooperativa de Taxistas. Na cidade de Holon, os participantes conheceram a Agência Smart Mobility e a Egged – maior cooperativa de transporte de Israel, com 90 anos de história e controle de 35% do mercado de transporte público de passageiros.

O roteiro segue em Tel Aviv, onde ocorre qualificação em Liderança e Inovação em Transporte com a Lahav Executive Education. Em Haifa, o grupo conhecerá o Porto da cidade e a estrutura de transporte e integração marítima de Israel. O roteiro inclui ainda reunião com a empresa Eco Motion e visita à Smart Mobility Community – parceria público-privada voltada ao fomento da inovação no segmento de transporte.

Crédito: Divulgação


Crédito: Divulgação

Startup do Vale na Intertraffic México

Empresa de TI com sede em Lajeado, a Liquid Works participa de um dos eventos mais relevantes do mundo em mobilidade urbana – a Intertraffic. Realizado desde terça-feira na Cidade do México, o evento termina hoje e debate objetivos que vão da redução das mortes e acidentes no trânsito à diminuição dos índices de poluição.

Entre os temas debatidos estão infraestrutura, gestão de tráfego e estacionamento. Cofundador e CTO da Liquid, Rafael Monteiro afirma que a participação na Intertraffic visa buscar exemplos de inovação e inspiração.“Existe uma distância entre desenvolvedores/fornecedores de novas tecnologias e a comunidade em geral.”


RÁPIDAS

• Vagas para motoristas – Sete transportadoras do Vale do Taquari se uniram para realizar um feirão de contratações de motoristas. A ação ocorre no sábado, 12, na unidade de Lajeado do Sest/Senat, com participação das empresas Tomasi Logística, Scapini, Trânsito Brasil, Transvr, Expresso Leomar, Dinacon e Nutritec.

De acordo com o vice-presidente do Setcergs, Diego Tomasi, por envolver diferentes empresas e operações existem oportunidades para motoristas de Curta distância, com faixa salarial de cerca de R$ 3 mil, além de média e longa distância, cuja faixa salarial chega a R$ 5 mil (valores incluindo benefícios.)

• Mercado editorial – As vendas no mercado de livros, jornais, revistas e papelaria no Rio Grande do Sul subiram 53,1% em setembro na comparação com agosto. O segmento apresentou o segundo maior crescimento para o período, em que as vendas do comércio gaúcho registraram queda de 1% no total. No recorte do varejo ampliado, que considera materiais de construção e veículos, os estabelecimentos gaúchos ficaram no positivo, com alta de 1,5%. O melhor desempenho ficou com a venda de combustíveis, com elevação de 73,5% – efeito das reduções de preços após os cortes das alíquotas de ICMS.

• Safra de grãos – A safra de grãos 2022/2023 deve chegar a uma produção de 313 milhões de toneladas, um aumento de 15,5% em relação ao resultado obtido no último ciclo, o que representa quase 42 milhões de toneladas a mais. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o crescimento reflete uma estimativa de elevação na área plantada da soja. A projeção é que cerca de 43,2 milhões de hectares em todo país sejam destinados para a semeadura do grão, que deve resultar na produção de 153,5 milhões de toneladas. Para o milho, a expectativa da Conab é de uma produção total de 126,4 milhões de toneladas.

Acompanhe
nossas
redes sociais