Andrea Feine Cortinas e Persianas se tornou referência em Lajeado ao focar na experiência

Lajeado Empreendedora

Andrea Feine Cortinas e Persianas se tornou referência em Lajeado ao focar na experiência

Criada em 2000, empresa trouxe ao Vale do Taquari excelência em todos os processos, da qualidade do tecido à montagem

Por

Atualizado terça-feira,
25 de Outubro de 2022 às 09:38

Andrea Feine Cortinas e Persianas se tornou referência em Lajeado ao focar na experiência
Andrea Feine se tornou referência de inovação e qualidade em todo o Vale do Taquari. (Foto: J. J. Silva/Estúdio Alfa)

A escolha por empreender passa por diversos motivos. Às vezes, é algo quase natural, com um talento que se manifesta na escolha pela liderança da turma no Ensino Fundamental. É o caso de Andrea Feine, que desde a infância exercia liderança dentro da rotina escolar e, mais tarde, se tornou uma referência de empreendedorismo em Lajeado e no Vale do Taquari com a empresa vanguardista na área, a Andrea Feine Cortinas e Persianas.

No mercado desde 2000, o processo de construção da empresa começou antes. Aos seis anos, Andrea perdeu a mãe para o câncer. No mesmo dia, o pai informou que devido aos altos custos de tratamento, eles haviam quebrado. “Eu ouvia das pessoas coisas como ‘o que vai ser dessa coitada?’ Tenho raiva dessa palavra até hoje. Coitada comigo não. Vou levantar a cabeça e trabalhar”, lembrou.

Após ser criada pelos irmãos e entrar no mercado de trabalho ainda adolescente, Andrea desistiu do curso de Letras porque compreendeu que seu destino era empreender. Contudo, ainda era necessário decidir em que área. E foi sua capacidade de observar que lhe deu a resposta. Andrea trabalhava na loja de tecidos da família do marido, Gilberto, quando viu uma senhora do interior comprar uma peça inteira. “Ela ia costurar, medir e pedir para um parente instalar. Fiquei pensando, alguém ajuda ela. Foi o que motivou a escolha”, conta.

O desenvolvimento do negócio começou dentro da loja de Estrela, em uma sessão de cortinas. O serviço de Andrea contemplava todo o processo, da escolha do tecido à montagem, e incluía uma importante novidade: a experiência. “As pessoas gostam de coisas boas. Criei um serviço num momento onde as pessoas nem sabiam o que era aquilo. Foi um sucesso tão grande que a loja não comportou e tive que abrir uma empresa só disso”, explica.

Inaugurada oficialmente a operação em Lajeado, a proposta foi diferente do que era feito no mercado. O foco estava na qualidade, do produto ao atendimento. Mais do que vender, segundo Andrea, o objetivo era atender. “A empresa cresceu tanto que a minha noção de números já não era suficiente. Pedi ajuda pra um economista e uma psicóloga para darmos conta das ações necessárias para consolidar a empresa”, avalia.

Em 2012, Andrea saiu do operacional e venceu o seu maior desafio: o de delegar. Hoje, formada em Processos Gerenciais, a empreendedora já prepara a sucessão do negócio com o filho, Eduardo. A Andrea Feine Cortinas e Persianas se tornou uma referência de inovação e sua relevância coroa uma trajetória de luta e empreendedorismo.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais