Motolândia Toyota colaborou para o Vale ser um pólo de consumo de veículos importados

Lajeado Empreendedora

Motolândia Toyota colaborou para o Vale ser um pólo de consumo de veículos importados

Na esteira da abertura econômica promovida pelo Governo Federal no início dos anos 1990, empresa movimentou o mercado e trouxe inovação para os consumidores de Lajeado

Por

Atualizado sexta-feira,
14 de Outubro de 2022 às 14:46

Motolândia Toyota colaborou para o Vale ser um pólo de consumo de veículos importados
Liderada por Jacó Weiand, a Motolândia Toyota deu continuidade à tradição iniciada décadas atrás pela família. (Foto: J. J. Silva)

O processo de desenvolvimento de Lajeado conta com diversos marcos. A abertura econômica promovida pelo Governo Federal no início dos anos 1990 é um destes. Tanto é que a Toyota Motolândia abriu suas portas na cidade na esteira desse movimento, em 1992, ainda no Centro da cidade. Liderada por Jacó Weiand, a empresa deu continuidade à tradição iniciada décadas atrás pela família, mas com uma importante diferença: a disponibilidade de carros importados para o mercado do Vale do Taquari.

Envolvido desde os 12 anos com a rotina de trabalho da, então, oficina da família, ainda no final dos anos 1950, Weiand viu os negócios crescerem a partir da concepção da primeira revenda. Originalmente, da marca DKV, entre as décadas de 60 e 70. Depois, a Willys e, mais tarde, a Mercedes-Benz. E foi em 1987 que os movimentos começaram a trazer a gigante japonesa para o Vale.

“Eu consegui uma reunião com a Toyota em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e fiz amizade com o diretor de vendas da marca. Ele topou visitar a região porque sabia que eram mal representados no Estado. Quando chegou, ele se assustou. Não via a Toyota em lugar algum. Foi quando consegui convencê-lo a nos nomear para representar a marca”, conta Weiand.

Inicialmente, a operação da Toyota funcionava junto com a Mercedes-Benz em Estrela. Foi em 1992 que a Motolândia, movida pelo contínuo aumento da demanda, inaugurou a loja em Lajeado, ainda no Centro. “A mentalidade foi mudando na medida que a gente foi vendendo e as pessoas espalharam a informação da qualidade dos veículos. O crescimento foi natural”, avalia.

Em 2012, foi inaugurado o complexo de 12 mil metros quadrados na RS-130 onde hoje a Motolândia está localizada. Durante essa jornada, também foram abertas operações em Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Bento Gonçalves. “Quando começamos, vendíamos cinco, sete carros por mês. A produção era no japão e demorava pra chegar. O carro importado não tinha tanta credibilidade. Hoje, vendemos cerca de 2.500 carros por ano”, explica.

Pólo comercial em todo o Vale do Taquari, Lajeado é também uma referência para o setor automobilístico em todo o Rio Grande do Sul. E a história construída pela Motolândia Toyota colaborou para a construção dessa identidade.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9

Acompanhe
nossas
redes sociais