Da madeira ao gás, conheça a jornada empreendedora de Elvidio Eckert e do Grupo Arco Brasil

Lajeado Empreendedora

Da madeira ao gás, conheça a jornada empreendedora de Elvidio Eckert e do Grupo Arco Brasil

Uma das maiores referências do setor de combustíveis do Brasil, o Grupo Arco nasceu em Lajeado no ano de 1968 e foi pioneiro no Rio Grande do Sul

Por

Atualizado segunda-feira,
10 de Setembro de 2022 às 09:42

Da madeira ao gás, conheça a jornada empreendedora de Elvidio Eckert e do Grupo Arco Brasil
Elvidio Eckert inaugurou sua distribuidora de gás quando ainda trabalhava com o transporte de lenha. (Foto: J. J. Silva)

Um dos maiores e mais antigos conglomerados do setor de combustíveis do Sul do Brasil, o Grupo Arco Brasil, começou há mais de 50 anos em Lajeado. Porém, sua origem está em outro combustível: a madeira. Afinal, quando Elvidio Eckert decidiu investir no setor em 1968 e inaugurar sua distribuidora de gás ele ainda trabalhava com o transporte de lenha para combustão caseira.

Natural de Cruzeiro do Sul, Eckert foi criado às margens do Rio Taquari. Filho de comerciantes, sua jornada como empreendedor começou a partir da venda de seu único patrimônio, uma bicicleta da marca Durkopp, para reunir capital. Assim, ele conseguiu reunir condições para investir em um motor, mesa de serra e outros materiais. E tudo foi bem até a chegada de um importante concorrente: o gás de cozinha.

“Meu negócio estava em desvantagem cada vez mais. Porém, consegui fechar negócio com a Liquigás para transportar botijões para as lojas de Lajeado. Assim, inauguramos nossa operação na Rua João Abott, em 4 de agosto de 1968. E estamos aí até hoje”, conta.

A empresa foi pioneira na região ao ser a primeira a fazer a entrega automática do produto de porta em porta. Isso acontecia tanto a partir de pedidos feitos por telefone quanto por um sistema de visita agendada. Ou seja, a cada determinado período de tempo um vendedor visitava as casas e lojas para levar os produtos. Isso permitiu a conquista de novos mercados e a ampliação da área de atuação para Soledade e região de Ibirubá.

Segundo Eckert, muitas decisões que sucederam o processo de crescimento da empresa foram por instinto. Por exemplo, a instalação de um posto Petrobras em Lajeado, que foi batizado como Posto do Arco, começou a partir da leitura de uma matéria em jornal da época que a estatal começaria a engarrafar gás. “A decisão de investir no posto foi algo essencial para nosso desenvolvimento”, lembra Eckert.

A partir disso, a jornada foi de crescimento exponencial. Em 1983, foi criada a Arco-Diesel. Um ano depois, foi fundada a Arco Abastecedora de Combustíveis. A Charrua Diesel foi criada em 1989, na cidade de Esteio, e em 1997 nasceu a Distribuidora Charrua. Porém, neste ano, a Distribuidora Charrua, Charrua Diesel e Arco Diesel saíram do grupo, que alterou o nome para Grupo ArcoBrasil. A partir disso, o foco passa a ser o crescimento e ampliação da área de atuação para todo o Brasil com a Arco Gás, Transportadora Arco e Arco Gás Natural.

“O que eu sempre digo é: comece pequeno. É preciso conhecer a área e entender o negócio. E isso demanda tempo. Prepare-se bem e insista”, conclui Eckert, mais um dos importantes exemplos do espírito empreendedor de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programa da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais