Compliance e LGPD pautam evento da Dália

Produzido por Estúdio Alfa

Compliance e LGPD pautam evento da Dália

Cerca de 400 funcionários, associados e transportadores terceirizados participam de reunião que tratou sobre normas, regras e ética no trabalho

Apresentado por

A importância dos programas Compliance e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram destacadas na reunião da Dália Alimentos promovida no último sábado, dia 3, no auditório da Sicredi Região dos Vales, em Encantado. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre funcionários, associados, conselheiros e transportadores terceirizados.

 

Conforme o presidente-executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, o  Compliance implica em obedecer a um conjunto de regras, cujo início se deu nos EUA na década de 1970 para inibir a corrupção. “Ambos são programas importantes e devem ser rigorosamente praticados, pois compreendem a prática de normas e conjunto de regras para empresas, funcionários, associados e parceiros”, ressalta.

 

Atração de investimentos  

Segundo Freitas, os programas são vantajosos para qualquer organização, pois são valorizados pela comunidade internacional. “Grandes compradores no mercado externo começaram a se preocupar com o Compliance e LGPD. Hoje, tanto um quanto o outro, são sinônimos de credibilidade e confiança, que respaldam todo e qualquer negócio. Dessa forma, atrai a atenção de novos consumidores do exterior e motiva os investimentos no Brasil.”

 

O gestor ainda enfatizou que o Compliance pode ser entendido como ética e traz mais segurança para a sociedade. “Em abril do ano passado, criamos na cooperativa um comitê multissetorial que elaborou todas as normas do Código de Conduta Ética.” Informou também que, recentemente, foi implantada a gravação de todas as ligações telefônicas da cooperativa para assegurar seu uso comprobatório, quando necessário.

 

Canal de Denúncia

Atualmente, o Comitê de Compliance é composto pela coordenadora do grupo, Sandra Simonis Lucca, Rodrigo Werner, que atua como Data Protection Officer (DPO), advogado Reinaldo José Cornelli, contador Ivo Dirceu Villa, controller Fernando Luiz Pagliari e os gerentes Ivane Giacobbo, Fernando Oliveira de Araújo, sendo que o grupo está subordinado hierarquicamente ao presidente-executivo.

 

A coordenadora do comitê explica que há um ano foi criado o Canal de Denúncia, para onde qualquer pessoa pode comunicar atos antiéticos, sob sigilo. “Nesta plataforma, as denúncias chegam ao comitê que investiga e, sempre que confirmada alguma irregularidade ou discriminação, promove as penalizações previstas em leis e regras concernentes”, revela.

 

 

Ética e responsabilidade  

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, abordou que, ao longo dos 75 anos, a Dália demonstrou ser ética e responsável socialmente. “Tudo que foi tratado neste encontro foi debatido em um evento recente que envolveu diversas cooperativas do país. Na Semana de Competitividade, em Brasília, o fator mais debatido foi sobre a importância da Environmental, Social and Governance (ESG), sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa, que está diretamente ligada com a conduta ética de uma organização”, explica.

 

LEGENDA: 

Representantes da direção e membros do comitê destacaram relevância dos programas

 

crédito: Kástenes Roberto Casali/divulgação