Plano Municipal de Turismo norteia ações para os próximos quatro anos

Encantado

Plano Municipal de Turismo norteia ações para os próximos quatro anos

Entrega oficial do documento ao conselho que representa o setor, ocorreu na tarde de ontem. Ações foram elaboradas pela comunidade, durante oficina desenvolvida pelo Sebrae e governo municipal

Por

Plano Municipal de Turismo norteia ações para os próximos quatro anos
Representante do Sebrae apresentou as ações para a comunidade. Crédito: Juliana Pisoni
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A administração municipal, em parceria com o Sebrae, entregou oficialmente na tarde de ontem, 22, o Plano de Turismo de Encantado ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

A atividade ocorreu no auditório Brasil, junto ao Centro Administrativo, e contou com a presença de representantes empresariais e entidades locais.

O documento, que possui 118 páginas, foi apresentado pelo gestor de projetos de turismo do Sebrae, Diego Zenkner, e posteriormente estará disponível para a comunidade, no site do Executivo.

O plano, que conta com o apoio da consultoria técnica de Maja Consultoria, representada pela turismóloga Ivane Maria Remus Fávero, traz uma análise dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades do município.

Possui também a construção do Plano de Ações; da Identidade e Posicionamento Turístico do município; a priorização das ações, além da conclusão e encaminhamentos.

Conforme o secretário de Turismo e Desenvolvimento, Charles Rossner, o documento possui subsídio do radar turístico, o qual serviu de base para a criação do plano, que norteará o turismo do município nos próximos quatro anos.

“Hoje foi a devolutiva da última etapa do plano, construída com a colaboração da comunidade, do trade turístico, empresários e entidades, em oficina realizada no dia 5 de julho”, explica o secretário.

Zenkner destaca que o Plano Municipal de Turismo de Encantado foi uma construção coletiva”. A comunidade sugeriu ações que serão feitas daqui para frente. O próximo passo será colocar em prática cada uma delas para que de fato o turismo aconteça. A união do setor público, privado, entidades e comunidade será essencial para o sucesso desse trabalho”, observa.

Ações ao setor

As ações que compõem o Plano de Desenvolvimento do Turismo de Encantado foram construída em encontro presencial no mês de julho. A oficina foi ministrada pela turismóloga Ivane e contou com a participação de cerca de 40 pessoas, ligadas direta ou indiretamente ao setor turístico.

O documento está estruturado em seis pilares: O que fazer; Quem faz; Quando fazer; Prioridade; Recurso e Situação. As atividades contemplam os eixos Infraestrutura e acesso; Políticas Públicas, economia e capacitação; Turismo e sustentabilidade; Marketing e comunicação, e Eventos.

O plano de ações deverá ser avaliado, monitorado e executado pelo Conselho Municipal de Turismo, considerando o período de curto, médio e longo prazo. “Nosso maior desafio hoje é fazer com que a comunidade enxergue a cidade como um grande destino turístico, e o plano vai nos auxiliar nisso”, pontua Rossner.

Ele revela ainda que o próximo passo, é a criação da Lei Municipal de Turismo que será entregue para votação na câmara de vereadores. “A lei vai refletir os anseios da comunidade. Assim que for aprovada, servirá de mecanismo para que possamos alavancar e desenvolver Encantado turisticamente”, conclui.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais