Sustentabilidade e leite orgânico

Opinião

Carlos Cyrne

Carlos Cyrne

Professor da Univates

Assuntos e temas do cotidiano

Sustentabilidade e leite orgânico

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Fazendo a leitura do artigo do colega Felipe Neitzke onde aborda a pouca disseminação da cultura de produção de orgânicos, tomo a liberdade de abordar uma dimensão importante associada a produção de orgânicos: a ambiental.

Tenho participado de um projeto de pesquisa, financiado pelo CNPq e pela Univates, com as pesquisadoras Júlia Barden e Fernanda Sindelar da Univates e Ibán Vázquez González da Universidade de Santiago de Compostela, que tem por objetivo compreender a cadeia produtiva de leite orgânico no Brasil e na região da Galícia – Espanha.

Em recente visita à Galícia tive a oportunidade de visitar propriedades produtoras de leite orgânico e os galegos estão apostando na atividade como uma alternativa ao leite convencional não só por motivação econômica, mas por questões ambientais e sociais. Durante a pesquisa foi possível constatar os ganhos ambientais que a produção orgânica proporciona quando comparada com a forma tradicional.

A cadeia produtiva do leite se caracteriza pelo uso de melhorias genéticas com a finalidade de obter uma maior produtividade, e maior lucro, porém este modelo tem sido questionado no que diz respeito aos impactos que causa sobre o meio ambiente. Neste contexto surge uma nova proposta, que tem interessado os consumidores, com a finalidade de obtenção de um produto com maior qualidade denominado produção de leite orgânico, também chamado de ecológico ou biológico, que vem tendo crescimento no número de produtores e volume de produção.

Entre as principais vantagens ambientais derivadas da produção de leite orgânico tem-se: menor impacto na biodiversidade, menor uso de agrotóxicos, menor impacto na ocupação do solo com a consequente preservação da qualidade do mesmo, menor uso de medicamentos veterinários, menor emissão dos gases do efeito estufa, menor taxa de lotação por hectare, redução no consumo de energia, melhor disposição dos dejetos, menor eutrofização das águas, entre outras. Tem-se ciência das dificuldades associadas a adoção da produção orgânica de leite, mas este é assunto para um outro texto


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais