Conselho de Desenvolvimento atualiza plano estratégico

VALE DO TAQUARI

Conselho de Desenvolvimento atualiza plano estratégico

Codevat convocou representantes de órgãos para avaliarem situação dos projetos que constam no documento publicado em 2017. Intenção é concluir processo até o fim do ano

Por

Conselho de Desenvolvimento atualiza plano estratégico
Crédito: Mateus Souza
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Vale do Taquari 2015-2030 entrou em uma nova etapa. Iniciada em junho, a revisão do documento avança para a parte de análises das demandas elencadas. Os detalhes foram discutidos em reunião virtual do Codevat, na tarde de ontem, 27.

No total, 86 projetos tidos como estratégias para o desenvolvimento regional serão avaliadas por representantes do conselho. A ideia é que todos, através de um formulário virtual, opinem sobre as entregas destas e indicam se as propostas estão em andamento, concluídas ou ainda não foram iniciadas.

A partir deste diagnóstico, conforme o consultor técnico Tiago Guerra, será possível avançar à etapa seguinte da atualização. “Os projetos ainda não iniciados serão desconsiderados agora, e vamos analisar os demais.

Concluída essa parte, será feita a avaliação dos indicadores de resultado e, por fim, faremos um relatório da situação atual”, explica.

Para acelerar o processo, o Codevat quer receber as respostas até 12 de agosto. Já a análise dos dados será feita na segunda quinzena de agosto.

“Aí vamos nos dedicar a compilar essas informações e gerar o diagnóstico”, salienta Guerra, que atua na Univates e foi contratado para a atualização junto de outro profissional, Roberto Wickert.

Entrevistas

A intenção do Codevat, pelo cronograma estabelecido, é concluir todo o processo de atualização do plano estratégico até o fim do ano. A etapa de avaliação da situação atual é tida como uma das mais complexas. Além da análise no formulário, serão feitas entrevistas com agentes dos principais órgãos responsáveis.

Os projetos estão divididos em sete blocos de estratégias regionais e também em um da região funcional, que inclui também os municípios do Vale do Rio Pardo. “É preciso entender se houve avanço na educação, na saúde, na infraestrutura. Temos que ter subsídios para validar o que andou e o que não andou”, pontua Wickert.

Importância da atualização

Presidente do Codevat, Luciano Moresco enalteceu o trabalho conduzido na elaboração do plano atual, na década passada, e acredita que a atualização é necessária justamente para verificar as mudanças e os avanços que ocorreram em determinados setores estratégicos.

“O Vale ganhou novas perspectivas. O turismo hoje é extremamente impactante, com um ambiente fortíssimo de desenvolvimento que deve ser bem abordado neste documento”, afirma.

Já a vice-presidente Cintia Agostini, que comandava a entidade em 2015, destaca a necessidade de planejar a região. “Nós somos os atores que discutem e deliberam. Produzimos um documento robusto, com análise qualificada e agora temos o desafio de fazer essa atualização”, reitera.

Entenda

– Em 2010, os coredes de todo o RS lançaram seus primeiros planos estratégicos de desenvolvimento, após solicitações do governo do Estado. Em 2015, iniciou a elaboração do documento com os projetos do Vale do Taquari. A publicação ocorreu em 2017, em 222 páginas;

– A atualização é necessária para que ele possa ser instrumento efetivo na orientação, tanto para ações do poder público como da iniciativa privada e terceiro setor, com objetivo de fomentar o desenvolvimento regional.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais