Evento debate mercado e tecnologia no agro

5º Simpósio da Tecnologia e Produção

Evento debate mercado e tecnologia no agro

Atividade da Arla visa despertar o interesse no cultivo de trigo e preencher lacuna na importação do cereal. Palestras orientam ao uso de ferramentas e processos tecnológicos no campo

Por

Evento debate mercado e tecnologia no agro
Arla aborda produção de trigo e incentiva culturas de inverno para atender demanda do mercado. Crédito: Arquivo/A Hora
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A produção de grãos e oportunidades aos produtores serão abordados durante o 5º Simpósio da Tecnologia e Produção. O evento organizado pela cooperativa Arla está com inscrições abertas até 2 de julho. Nesta edição destaca a tecnologia e o manejo adequado para garantir melhores resultados na lavoura.

De acordo com o presidente da Arla, Orlando Stein, a cooperativa apoia e tem compromisso social em incentivar a produção de alimentos. A programação na quarta-feira, 6, no Clube dos Quinze, em Lajeado, busca despertar cada vez mais o interesse nos ciclos de inverno e suprir uma demanda crescente no mercado diante das restrições com a importação do trigo.

“Por muitos anos o trigo era apenas uma alternativa para cobertura de solo, não se tinha esse olhar comercial. Agora o cenário é outro, o mercado interno foi impactado pela guerra na Ucrânia e falta produto”, observa Stein.

Com a ocupação desta lacuna na entressafra do milho e soja, a expectativa é garantir renda ao produtor e reduzir a pressão sobre os preços da nutrição animal e dos derivados do trigo.

“Com os custos de produção cada vez mais elevados é fundamental que o produtor busque informação e se mantenha atualizado para ter o melhor rendimento na propriedade”, reforça o presidente da Arla.

Ainda de acordo com Stein, apesar dos atrasos no plantio da safra deste ano por conta da chuva, a expectativa no Vale do Taquari é ter um incremento na área de trigo de pelo menos 40%. No estado, a estimativa para a safra é de 1,4 milhão de hectares com produtividade média de 2,8 mil kg/ha.

Cooperativismo

Ter a cooperativa como instrumento para potencializar a propriedade rural, este é o conceito que defende o mestre em Administração pela Unisc, Paulo Learsi Petzhold Correa da Silva. Ele abre a programação de palestras do evento da Arla na próxima semana.

“Os associados e a comunidade precisam ter isso bem definido, que mesmo com a instabilidade as cooperativas ajudam a melhorar os negócios dos produtores”, reforça. Silva reitera ainda, a importância da qualificação no contexto social e de evolução dos agricultores.

Palestras e atividades

6 de julho – Clube dos Quinze, em Lajeado

8h30min – “O cooperativismo pode te ajudar a crescer?”
Paulo Learsi Petzhold Correa da Silva, professor e mestre em Administração pela Unisc e vice-presidente do Conselho de Administração da Sicredi Centro Leste

9h – “Manejo de solo e mecanização como ferramentas para otimização dos insumos agrícolas”
Michael Mazurana, doutor em ciência do solo, professor de mecanização agrícola e física do solo pela UFRGS

11h – “Identificação, manejo e controle das principais doenças da cultura do trigo”
Paulo Kuhnem, doutor em fitopatologia da Biotrigo

13h30min – “Seguro agrícola”
Agrônomo Marcelo Giacometti, gerente de clientes da Bayer

14h – “Cenário mercadológico milho e soja”
Paulo Molinari, consultor e economista pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Agribusiness na Faculdade de Administração e Economia (FAE/PUC).

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais