PPCI visa proteger primeiro a vida, depois o bem imóvel, pontua tenente Althaus

ENTREVISTA

PPCI visa proteger primeiro a vida, depois o bem imóvel, pontua tenente Althaus

Comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado garantiu que a denúncia, na noite de abertura da Gincana de Arroio do Meio, não foi realizada pela oposição

Por

PPCI visa proteger primeiro a vida, depois o bem imóvel, pontua tenente Althaus
Foto: Rodrigo Gallas
Vale do Taquari

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), em seu princípio básico, visa proteger a vida. A proteção ao bem imóvel é secundária. “Mas vamos fazer de tudo para salvar, em um segundo momento, o patrimônio. Até porque a perda dele, muitas vezes, causa transtornos e algumas pessoas perdem a vida por isso também.”

A fala é do comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, o tenente Fausto Gusmão Althaus, em entrevista ao Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta segunda-feira, 27. No bate-papo do programa, o militar detalhou o funcionamento do plano e quais locais precisam tê-lo.  Em resumo, no PPCI estão os elementos formais que todo proprietário ou responsável pelas áreas de risco de incêndio e edificações deve encaminhar ao Corpo de Bombeiros. Se necessário, é preciso realizar adequações para o funcionamento ou ocupação do local em questão.

LEIA MAIS: Tragédia ganha repercussão nacional

Polêmica do PPCI em Arroio do Meio

O tenente garantiu que a denúncia, na noite de abertura da Gincana de Arroio do Meio, não foi realizada pela oposição. Portanto, não teve cunho político. Na ocasião, depois de notificado, o município imediatamente suspendeu os shows musicais e retirou a aparelhagem de som instalada na Rua Coberta.

De acordo com o Althaus, todos os eventos com aglomerações devem apresentar condições mínimas de segurança. Em Arroio do Meio, o fato da cobertura na rua e um dos lados fechados motivam a elaboração de um PPCI temporário. Após o ocorrido, o Corpo de Bombeiros orientou a administração municipal para garantir a continuidade de eventos no local.

Ouça a entrevista na íntegra 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais