Encontro fortalece rede de proteção ao idoso

Junho Violeta

Encontro fortalece rede de proteção ao idoso

Palestra na tarde de hoje aborda o tema “Violência e Golpes Financeiros”. Atividade integra mês de conscientização sobre violência contra a pessoa idosa, o “Junho Violeta”

Por

Encontro fortalece rede de proteção ao idoso
Crédito: Divulgação
Lajeado

Para fortalecer a rede de proteção aos direitos dos idosos e marcar o mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o Sesc Lajeado promove um encontro na tarde de hoje, às 14h. Com o tema “Violência e Golpes Financeiros”, a palestra no Teatro do Sesc será gratuita e aberta à comunidade.

A iniciativa tem parceria do Conselho Municipal do Idoso. Quem ministra o encontro é o assessor de controle interno da Sicredi, Odair Thomas, com o objetivo de criar consciência social e política sobre o assunto.

Durante a palestra serão expostas situações de violência, assim como dados de estelionatários no estado e região. “A ideia é levar informações a respeito de práticas de golpes e fraudes, bem como formas com que as pessoas possam se prevenir e evitar prejuízos”, destaca o profissional.

De acordo com Thomas, a principal violação aos direitos do idoso é a apropriação de bens, patrimônio, rendas e benefícios, praticados por terceiros ou, às vezes, por pessoas do convívio familiar. “Temos diversos golpes aplicados a pessoas em geral, mas acabam sendo mais direcionados aos idosos devido às vulnerabilidades ou falta de conhecimento muitas vezes”, ressalta.

Entre os golpes, estão alguns mais antigos, como o do bilhete premiado, até os falsos empréstimos pelas redes sociais. Outro método comum é a clonagem do WhatsApp e o contato do golpista que se passa por um funcionário de uma instituição financeira, e pede informações consideradas sigilosas, como dados de cartão e até mesmo senhas.

Para prevenir, é preciso cuidados básicos como não compartilhar informações de cunho pessoal e não partilhar senhas pelas redes sociais. “Antes de fazer qualquer transação é importante entrar em contato com a pessoa por ligação para confirmar se ela realmente está precisando”, destaca Thomas.

Disque 100

A agente de cultura e lazer do Sesc Lajeado, e coordenadora do projeto Maturidade Ativa, Débora Mallmann Nonnemacher destaca que além do município, outras 28 cidades do estado recebem ações de conscientização neste mês. A profissional ainda ressalta alguns tipos de violência mais frequentes a pessoa idosa: física, psicológica, negligência, violência institucional, abuso financeiro, violência patrimonial, sexual, e discriminação.

“Nesta data, o nosso principal objetivo é criar uma consciência de que existe violência contra a pessoa idosa e que devemos protegê-los”, afirma Débora. Qualquer violação de direitos pode ser denunciada pelo Disque 100 ou pelo número (51) 3982-1345.

Serviço

Palestra “Violência e Golpes Financeiros”

Data: Terça-feira, 14 de junho

Horário: 14h

Local: Teatro do Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135)

Evento gratuito e aberto ao público


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais