Força das micro e pequenas empresas

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Força das micro e pequenas empresas

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Dados do Caged apresentados pelo Sebrae explicitam a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) para a geração de emprego e renda no Brasil. No primeiro quadrimestre de 2022, as MPEs foram responsáveis pela criação de 585,56 mil novos postos de trabalho formais, equivalente a 76% de todas as novas oportunidades criadas no período. Até o final de abril, o Brasil registrou a abertura de 700,59 mil vagas com carteira assinada.

Em abril, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 84% das vagas formais disponibilizadas, correspondendo a 166,8 mil oportunidades de um total de 196,9 mil. Todos os setores das MPEs apresentaram saldo positivo na criação de empregos, única categoria empresarial com desempenho uniforme.

Somadas, as empresas de menor porte representam mais de 90% dos empreendimentos no Brasil, mais de 50% dos postos de trabalho, mas apenas 30% do PIB. Um desequilíbrio que precisa de atenção, ainda mais diante dos desafios do cenário pós-pandemia.

Diante do papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país, urgem medidas que reduzam os impactos da volta da inflação e do crescimento dos juros nos pequenos negócios. A força das pequenas e micro empresas precisa ser preservada.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais