Desafio nas ruas da capital

Corridas de rua

Desafio nas ruas da capital

Atletas do Vale participam da Maratona de Porto Alegre neste domingo. Evento vai reunir 15 mil participantes

Por

Desafio nas ruas da capital
Juntos há 19 anos, Marcela e Dadá participarão juntos de uma prova nacional pela primeira vez - Foto: Arquivo pessoal
Estado

O dia dos namorados, comemorado neste domingo, será especial para um casal. Marcela Cesar e Everton da Silva, o “Dadá” se deslocarão de Bom Retiro do Sul até Porto Alegre para participar da 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre.

“Será simplesmente o melhor dia dos namorados destes 19 anos que estamos juntos, pois vamos fazer o que gostamos, que é correr”, destaca Marcela.

O casal que integra a Santiago Running vai correr a meia-maratona – 21 quilômetros, e tem como objetivo melhorar a marca na distância. O recorde pessoal de Dadá é 1h48min, enquanto que 1h55min é o de Marcela. Além do buscar um tempo melhor, a prova ganhou uma disputa particular. Quem baixar mais poderá escolher um presente e o perdedor vai pagar. “Estou torcendo pela Marcela, mas acho que por competir provas mais longas há mais tempo vou ganhar a aposta”, aponta Dadá.

A inscrição foi em janeiro e desde então vem treinando juntos e competido em diversas provas no estado. “Casal que corre junto, permanece junto para o resto da vida”, explica Dadá.

Para eles, é um sonho que será realizado. “Estamos sem dormir direito desde segunda-feira aguardando essa prova. É o assunto que pauta nossas conversas diárias”, brinca Marcela.

Em busca do índice

Giliardi Thomaz busca no domingo índice para Maratona de Boston – foto: Arquivo Pessoal

Morador de Taquari e atleta da Armênia Runners, Giliardi Thomaz vai correr uma maratona pela segunda vez. A estreia na modalidade foi em dezembro de 2021, em Santa Cruz do Sul, onde completou os 42km em 3h08min. O objetivo para este domingo é terminar a prova em menos de 3h e conseguir o índice para Maratona de Boston, nos Estados Unidos. “Consegui me preparar muito bem, a expectativa é de fazer uma boa prova e o que vier é consequência do meu trabalho.”

Thomaz destaca que após a Maratona de Porto Alegre vai disputar outras, querendo melhorar o tempo. “Quero crescer cada vez mais na modalidade.”

Última antes da maratona

Gilberto Ferreira usará o evento de domingo para se preparar para Maratona de Florianópolis – Foto: Arquivo Pessoal

Atleta do Galgos e morador e Lajeado, Gilberto Ferreira vai correr mais uma meia-maratona, essa será a última antes do próximo desafio. Em agosto vai participar da Maratona de Florianópolis. Apesar de ter participado de provas em outras cidades, cita que correr na capital é diferente pelo fato de ser um percurso sem subidas e por reunir os principais atletas do país. “A expectativa é fazer uma boa prova. Acho que todos que correm tem vontade de participar de uma prova dessas, com os melhores atletas e valendo índice para outras provas.”

Saiba mais

A 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre ocorre neste domingo. O evento terá cerca de 15 mil inscritos com atletas de 16 países e faz parte das comemorações dos 250 anos da cidade.

A concentração, largada e chegada ocorrem na Avenida Diário de Notícias, número 300, em frente ao BarraShoppingSul.

A programação começa às 6h55min, com a competição dos cadeirantes e pessoas com deficiência.

A partir das 7h, ocorre a largada da Maratona Masculina e Feminina (42,1 km) com tempo máximo de 6h, seguida da Meia Maratona (21 km), com até 3h30min de duração, e, às 7h10, da Rústica (8,5 km), com 1h30min. A Maratoninha, tradicional corrida infantil, tem sua largada às 11h, no mesmo pórtico de chegada da Maratona.

Acompanhe
nossas
redes sociais