Declarações superam previsão da Receita

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Declarações superam previsão da Receita

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Receita Federal recebeu mais declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do que os 34,1 milhões previstos. Ao todo, 36.322.912 contribuintes enviaram declarações do IRPF 2022, referentes aos rendimentos obtidos no ano passado, número que supera o total de pessoas obrigadas a enviar os dados ao Fisco.

Quem estava obrigado a entregar a declaração e não enviou dentro do prazo, agora terá que pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do total. O valor mínimo é de R$ 165,74. A multa será gerada quando o contribuinte em atraso fizer o preenchimento dos dados. O prazo para pagamento é de 30 dias. Após, começam a correr juros de mora, corrigidos pela taxa Selic, atualmente em 12,75% ao ano.


• Baldo na Fispal 2022 – Empresa centenária com sede em Encantado e atuação internacional, a Baldo é uma das expositoras confirmadas na Fispal Food Service – maior evento de negócios do setor de alimentação fora do lar da América Latina. O evento ocorre entre os dias 7 e 10 de junho na Expo Center Norte, em São Paulo, com participação de 1,8 mil marcas em exposição e expectativa de superar os 60 mil visitantes.

• Otimismo no varejo – O otimismo dos comerciantes ganhou força em maio, conforme dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Após o volume de vendas no varejo apresentar altas consecutivas, o indicador atingiu 120,2 pontos, o maior nível desde dezembro de 2021. O índice em que o comerciante avalia as condições atuais retornou à zona favorável ao alcançar 102,2 pontos, o maior nível desde abril de 2020.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais