Líderes enaltecem vocações e desenvolvimento local na Festa de Maio

Frente e Verso Especial

Líderes enaltecem vocações e desenvolvimento local na Festa de Maio

Programa “Frente e Verso”, da Rádio A Hora 102,9 foi transmitido ontem da Festa de Maio. Convidados abordaram o potencial econômico do município e os desafios da gestão pública para os próximos anos

Por

Líderes enaltecem vocações e desenvolvimento local na Festa de Maio
Programação especial no Centro Administrativo trouxe análises e perspectivas para o futuro de Teutônia (Foto: Deivid Tirp)
Teutônia

A aptidão para o associativismo, a força das cooperativas e a importância do agronegócio são fatores que impulsionam o desenvolvimento de Teutônia. O município, que comemorou 41 anos de emancipação nesta semana, vive um momento especial. A 15ª Festa de Maio, que iniciou na quarta-feira, reflete o otimismo de líderes locais, no âmbito político e empresarial.

LEIA MAIS: “O Índice de Desenvolvimento Humano de Teutônia é altíssimo”, diz prefeito Celso Forneck

Com a expectativa de bater recorde de público, o evento segue até domingo no Centro Administrativo e recebe mais de 200 expositores. Entre os empreendedores locais, muitos associados à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Teutônia), que promove a feira junto ao Executivo e tem papel importante no fortalecimento da economia local.

Segundo o presidente da CIC Teutônia, Airton Kist, a entidade, que completou 21 anos de atuação, tem mais de 500 associados, superior a entidades de municípios vizinhos. “A cada 63 CPFs, temos um CNPJ que está conosco. Nos consolidamos através de várias gestões com muita produtividade”, frisa.

Para Kist, Teutônia tem o associativismo no DNA, e deu base à economia local, que já nasceu forte a partir da emancipação. “Vemos a consolidação de um projeto de desenvolvimento que não para por aí. Nós, enquanto entidade, precisamos fazer o meio de campo. Conectar e criar ambientes de negócios. Somos muito propositivos nesta causa”.

Potencial econômico

Com 26 anos de atuação na extensão rural, Lídia Margarete Müller assumiu a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ano passado. Ela administra uma pasta estratégica para o desenvolvimento local, já que o agronegócio tem grande peso na economia. Um dos grandes desafios para o setor é diversificar as atividades no campo.

“Hoje o carro chefe é a criação de suínos, aves e depois a produção de leite, embora este tenha reduzido. Já foram mais de mil, mas hoje são apenas 379”, comenta. Isso se deve, segundo ela, à falta de mão de obra. Porém, não significa que o setor deixou de ser relevante. “Não temos tanta quantidade, mas a qualidade permanece. Buscamos mais informação e tecnologia”

Em seu segundo ano de mandato à frente do município, Celso Forneck defende o potencial de Teutônia e elenca áreas como a saúde e a educação como fundamentais para o sucesso do município. “Nosso Índice de Desenvolvimento Humano é altíssimo, podem pesquisar no Google. Estamos financeiramente em bom estado, temos um povo com cultura acima da média e perfil voltado ao voluntariado”, destaca.

Festa humanizada

Diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert avalia que a Festa de Maio une as principais características do povo teutoniense, que estão presentes no dia a dia da comunidade. “Ela tem verticais no associativismo e no cooperativismo. E acharam denominadores comuns inclusive para as suas diferenças. Circulamos por aqui e vemos estandes de muita qualidade”, analisa.

Segundo Rückert, o evento possui uma característica “glocal” e é importante a instituição estar presente. “É momento de colocar terno, camisa e gravata e dar mensagem de que somos parte disso, enquanto Colégio Teutônia, e estamos sintonizados com esse fazer e fazer bem”.

Para Kist, a Festa de Maio se destaca também por ser uma festa humanizada e democrática. “Nosso objetivo central é para que a comunidade venha até a feira e tenha retorno. O recurso da educação, a infraestrutura não cai do céu. É através da geração de impostos, de genda”.

Força das cooperativas

Teutônia pode se orgulhar de contar com algumas das principais cooperativas do Vale do Taquari, que atuam em diferentes setores da economia. Dirretor executivo do Sicredi Ouro Branco, Francisco José Diel lembra que uma parte considerável da população do município está vinculada a pelo menos uma cooperativa.

“Isso vem das nossas origens. Onde existe cooperativismo, o desenvolvimento humano é maior. Nós crescemos juntos com Teutônia e por isso estamos aqui, confraternizando ao longo destes dias”, salienta. Só no Sicredi Ouro Branco, são 13,5 mil associados moradores de Teutônia. “Temos em torno de 100 adesões mensais”.

Expectativa para o show

Principal atração artística da Festa de Maio, o show do músico Luan Santana gera expectativas na organização do evento. Já são mais de 6 mil ingressos vendidos. “E isso, somado ao público que vem visitar a feira, resultará em grande movimentação”, comenta Airton Kist. Até a tarde de ontem, restavam poucos bilhetes disponíveis.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais