ONG de Taquari tem projeto de triciclos à espera de patrocinadores

Viver Cidades

ONG de Taquari tem projeto de triciclos à espera de patrocinadores

A inciativa é fruto de um concurso promovido pelo Fórum Nacional de Proteção Animal

Por

ONG de Taquari tem projeto de triciclos à espera de patrocinadores
Modelo de triciclo foi conquistado pela ONG Os Salvadores, que venceu um concurso sobre ideias sustentáveis ao meio ambiente e à proteção animal (Divulgação)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A ONG Os Salvadores, de Taquari, tem um projeto para substituir carroças e cavalos, usados na coleta de recicláveis, por triciclos. A inciativa é fruto de um concurso promovido pelo Fórum Nacional de Proteção Animal. O desafio era apresentar ideias sustentáveis ao meio ambiente e à proteção animal.

***Leia a primeira parte deste conteúdo aqui***

A Salvadores apresentou o triciclo e foi vencedora. Com o prêmio de R$ 3,5 mil, mais R$ 500 arrecadados pelos voluntários, foi possível adquirir o triciclo da empresa paulista Dream Bike, especializada no em desenvolver estes veículos. Entretanto, a pandemia impediu o avanço do projeto, que deve ser retomado este ano, e precisa de patrocinadores.

Confira a entrevista com o presidente da ONG Os Salvadores, Tiago da Silva Rodrigues.

Tiago da Silva Rodrigues, Presidente da ONG Os Salvadores – “Uma ONG normalmente surge por ineficiência do poder público em resolver as questões do município. Mas nunca podemos esquecer que é o poder público o verdadeiro responsável, as entidades são apenas coparticipantes e servem para auxiliar.”

Tiago da Silva Rodrigues
Presidente da ONG Os Salvadores

Viver Cidades: Quantos recicladores utilizam carroças em Taquari?
Tiago da Silva Rodrigues: Não temos levantamento atualizado, porém, sabemos que o número de coletores de materiais recicláveis na cidade é baixo, estima-se, no máximo, 30 pessoas.

Viver Cidades: Qual é a intenção da ONG em substituir as carroças por triciclos na cidade?
Rodrigues: A ideia principal, além de trazer mais dignidade para o coletor, é livrar um animal do uso da carroça e ajudar aliviar o trânsito. E, principalmente, conscientizar a comunidade, o poder público e a iniciativa privada de que há outras alternativas para coleta de recicláveis.

Viver Cidades: Como a iniciativa privada pode participar do projeto?
Rodrigues: O triciclo também pode ser usado em campanhas de marketing pelas empresas, pois por onde o coletor passar, estará divulgando a marca da empresa. Vemos muito isso na parte traseira dos ônibus.

O número de admiradores da causa animal vem crescendo e há muitas formas das empresas contribuírem, seja realizando uma campanha interna de juntar tampinhas, seja repassando materiais que não usa, com materiais de conscientização, entre outras.

Viver Cidades: Quais os critérios para os papeleiros receberem o veículo?
Rodrigues: No primeiro momento, abrimos a seleção para todos os interessados em trocar o cavalo e carroça pelo triciclo e posteriormente iríamos definir por meio de um sorteio público.

Viver Cidades: Qual será o destino dos cavalos?
Rodrigues: Eles serão encaminhados para uma ONG parceira, que atua somente com resgates de cavalos, para aposentá-los.

Viver Cidades: Tu achas que o poder público poderia auxiliar mais os projetos com fins socioambientais alavancados por ONGs?
Rodrigues: Com toda a certeza sim. Temos que lembrar que uma ONG, uma entidade sem fins lucrativos, normalmente surge por ineficiência do poder público em resolver as questões do município. Em Taquari, por exemplo, a administração municipal iniciou um programa de castração de animais em 2021, embora a procriação desenfreada fosse um problema há muito tempo.

São apenas 20 animais por mês, para um município com aproximadamente 28 mil habitantes. Mas somos gratos por ter iniciado. É notório que o trabalho desenvolvido por entidades sérias, muitas vezes, é mais eficiente do que o realizado pelo poder público. Mas nunca podemos esquecer que é o poder público o verdadeiro responsável, as entidades são apenas coparticipantes e servem para auxiliar.

Canoas troca carroças e cavalos por triciclos

Sobre a ONG

A ONG Os Salvadores, fundada em 2016, atua hoje com um número pequeno de voluntários, dez pessoas. Tem como missão trabalhar a prevenção e a conscientização das pessoas. O principal trabalho é voltado para cães e gatos, com a castração. No final do ano de 2021, foi inaugurada uma clínica que atende em dias específicos, somente para castrar e com valores acessíveis

Os contatos são pelo whatsApp (51) 99696-9702 e site www.salvadores.com.br


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais