Canoas troca carroças e cavalos por triciclos

Viver Cidades

Canoas troca carroças e cavalos por triciclos

Um exemplo assertivo para o Vale do Taquari, inovação do município da Região Metropolitana proporciona inclusão e proteção animal

Por

Canoas troca carroças e cavalos por triciclos
Recicladores de Canoas vão pedalar triciclos em vez de conduzir carroças puxadas por cavalos (Foto: Guilherme Pereira/Divulgação)

A Secretaria Especial de Bem-Estar Animal de Canoas, na região Metropolitana, estregou 40 triciclos para recicladores, ex-condutores de carroças. O programa Canoas do Bem tem o objetivo de promover a inclusão social, geração de renda e a proteção animal.

***Leia a primeira parte deste conteúdo aqui***

Além dos triciclos, fornece ajuda financeira de R$ 300,00, auxílio transporte de R$ 96,00, cestas básicas e cursos de qualificação. Em troca, os contemplados precisam entregar a carroça e o animal. O condutor que descumprir a lei poderá levar multa e ter o animal e a carroça apreendidos.

Os cavalos são encaminhados para uma área de reabilitação contratada pela prefeitura. Depois de recuperados, os equinos são encaminhados para doação. Os adotantes devem residir ou dispor de áreas rurais, onde os animais possam circular livremente.

Novos sonhos

Depois de 22 anos, Andréia Machado Nascimento, 45 anos, vai deixar de conduzir a carroça para pedalar um triciclo e realizar a reciclagem do lixo. “Eu já estava pensando em deixar o trabalho com a carroça e o Canoas do Bem representa uma ótima oportunidade para essa mudança”, conta.

Andréia do Nascimento faz parte do grupo dos primeiros recicladores que receberam o triciclo (Foto: Gustavo Garbino/Divulgação)

Andréia sonha em fazer cursos de qualificação para trabalhar como cuidadora de idosos ou creche. “Até lá, quero aproveitar o curso de reciclagem que a Prefeitura está oferecendo para qualificar esse meu trabalho. Também gostaria de pedir para a comunidade separar direitinho o lixo. Facilitaria muito para todos nós e ao meio ambiente”.

ONG de Taquari tem projeto de triciclos à espera de patrocinadores

Legislação

A Lei 6.164, de 2018, estabeleceu um prazo de dois anos para que os veículos de tração animal fossem proibidos de circular na cidade. No entanto, a legislação por si só não foi suficiente para garantir a libertação dos cavalos e a proteção social dos condutores.

A nova legislação, que institui o programa Canoas do Bem, aprovada em outubro de 2021, tem o objetivo de promover a inclusão social, geração de renda e a proteção animal. Até o final deste ano, 200 triciclos serão entregues.

Em Lajeado, a legislação não permite a circulação de carroças nas principais avenidas centrais da cidade.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais