Oficina leva prática de yoga e meditação à sala da aula

Educação

Oficina leva prática de yoga e meditação à sala da aula

Projeto inclui ainda musicalização e “oficina de gratidão”. O objetivo é desenvolver habilidades e inteligências socioemocionais

Por

Oficina leva prática de yoga e meditação à sala da aula

Estudantes das escolas municipais de Vespasiano Corrêa participam das oficinas do projeto “Em paz: Criança que Medita, Desperta Fica!”. Meditação, yoga e oficina de gratidão são algumas das atividades que fazem parte do momento.

Com o objetivo de trabalhar habilidades e inteligências socioemocionais, a coordenação dos trabalhos é feita pelo professor Edson Savegnago, pós-graduado em Musicalização, e facilitador de Meditação, além de instrutor de Yoga para Crianças, Jovens e na Educação.

Foi em uma viagem de estudos para a Índia, em 2014, que Savegnago teve a ideia do projeto. Para ele, melhorar a convivência entre as crianças acarreta em uma sociedade mais pacífica no futuro. É através das aulas de Yoga e meditação que os fatores psicomotores podem contribuir para a melhora do equilíbrio, noções do corpo, estruturação espaço-tempo, flexibilidade, coordenação motora, além de melhorar a respiração e consciência do corpo, entre outros.

“O projeto foi construído junto com a Secretaria de Educação do município. Ele vai acontecer por no mínimo um ano, que é o tempo necessário de prática para se absorver todos os conhecimentos”, conta o professor. Além de trabalhar com as crianças e adolescentes, os professores também se envolvem com as atividades. Para a Secretária da Educação do município, Marina Brustolin, envolver toda a comunidade escolar é fundamental para que o projeto dê certo.

“Percebemos que em função da pandemia nós ficamos muito ansiosos e isso não faz bem. Por isso, resolvemos colocar em prática o projeto para que a gente consiga desde as crianças trazer eles para o aqui e agora, para o momento presente”, comenta Marina.

Conforme o professor, as crianças se animam com as práticas que incluem também confecção de mandalas, com pinturas, e musicalização. “A reação das crianças é o melhor pagamento que eu posso ter. É um trabalho feito a conta gotas, mas que tem um bom resultado no futuro”, afirma. Tudo é desenvolvido de forma lúdica, mas que também promove a autonomia dos alunos.

Yoga e meditação são práticas que contribuem para o autoconhecimento e o autocuidado, práticas que fazem parte das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais