Estado lança painel para monitoramento de doenças transmitidas por mosquitos

NOVIDADE

Estado lança painel para monitoramento de doenças transmitidas por mosquitos

Municípios do Vale do Taquari aparecem na lista de infestados pelos transmissores da Dengue e Febre Amarela

Estado lança painel para monitoramento de doenças transmitidas por mosquitos
Ao acessar os relatórios, internauta poderá conferir como estão os índices de casos e óbitos na sua localidade. Crédito: Secretaria Estadual de Saúde/Divulgação
Estado

O governo do Estado lançou um painel de monitoramento de doenças virais transmitidas principalmente por mosquitos ( Arboviroses)  como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. A ferramenta promete trazer uma visibilidade maior sobre os índices e foi elaborada pelo  Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) e Secretarias de Saúde  e de Planejamento, Governança e Gestão.

Nela, serão divulgadas informações sobre quais municípios foram encontrados os mosquitos que transmitem as doenças citadas, número de casos e óbitos ( por ano, faixa etária e localidade) e  morte de primatas.   Para os próximos meses, está a prevista a inclusão de conteúdos, como detalhes sobre o controle de vetores.

No verão passado, o Rio Grande do Sul registrou surtos de chikungunya, zika e a maior epidemia de dengue desde os primeiros casos autóctones (contraídos no próprio território gaúcho) em 2007, com número de casos e óbitos acima do esperado, explicou o biólogo Jader Cardoso, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Também houve a circulação do vírus da Febre Amarela em mais de 30 cidades.

“O painel vai dar transparência e informação dessas doenças virais. Vai reunir dados que nos ajudam a tomar melhores decisões quanto às estratégias de enfrentamento da multiplicação de casos”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Acompanhe
nossas
redes sociais