Concurso sobre meio ambiente desafia estudantes

Viver Cidades

Concurso sobre meio ambiente desafia estudantes

Premiação para as categorias ensino fundamental e ensino médio equivale a R$ 25 mil

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Concurso sobre meio ambiente desafia estudantes
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Um dos braços do projeto Viver Cidades prevê o envolvimento dos estudantes das redes pública e privada em iniciativas que preservem o meio ambiente e despertem a consciência sobre o uso racional dos recursos naturais.

O I Concurso Viver Cidades vai destacar as melhores iniciativas nas categorias ensino fundamental e ensino médio. As escolas também podem inscrever suas ações ambientais. Cinco delas receberão menção honrosa. O valor em prêmios equivale a R$ 25 mil.

Ensino Médio

Podem concorrer projetos de preservação ambiental para serem aplicados nas escolas, residências e empresas. Os principais critérios de avaliação serão ineditismo, criatividade, aplicabilidade e utilização de materiais recicláveis.

Ensino Fundamental

Na categoria Ensino Fundamental, destinada a estudantes do 6º ao 9º ano, podem ser inscritos peças elaboradas com materiais recicláveis. Serão avaliadas a criatividade, a aplicabilidade, a resistência.

Menção honrosa

As escolas também receberão destaque – menção honrosa – por suas iniciativas inovadoras voltadas à sustentabilidade. Para participar, a instituição deve preencher a ficha de inscrição e apresentar os projetos que estão em vigor.

Fique ligado

O regulamento completo estará disponível no site www.grupoahora.net.br, na aba Viver Cidades, a partir do dia 31 de março. As inscrições serão de 1º de junho até 15 de agosto. A premiação ocorrerá no mês de outubro, durante o Seminário Viver Cidades.

Com a palavra, Cássia Benini

Coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação

Uma das principais finalidades de uma educação de qualidade é formar cidadãos conscientes e participativos. Nesse contexto, o tema Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade tem seu enfoque na Educação Ambiental, a qual promove espaços de discussão e aprofundamento entre Desenvolvimento e Sustentabilidade. A Educação Ambiental fomenta processos pedagógicos em todos os níveis e modalidades de ensino que favoreçam a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conquista da sustentabilidade socioambiental e a melhoria da qualidade de vida.

Parte da premissa de que a abordagem ambiental deve ser integrada, contínua e permanente em todas as áreas do conhecimento, componentes curriculares e atividades escolares, enfatizando a transversalidade, preferencialmente na forma de projetos coletivos e contínuos, que contemplem a comunidade escolar e o protagonismo estudantil, sendo assim essencial o engajamento da sociedade como um todo e das escolas como um espaço em que eventos, debates, análises e pesquisas promovam ações que resultem efetivas mudanças culturais e de mentalidade.

Nessa perspectiva, cabe aqui destacar as ações do Projeto Viver Cidades, uma proposta voltada à nossa região, que servirá como mais uma ferramenta para a construção de uma postura crítica diante da realidade ambiental e para o desenvolvimento regional. Promover atitudes e ações para a preservação dos recursos naturais com o comprometimento da comunidade escolar no manejo das questões ambientais, aprimorar as práticas sustentáveis e a eficiência no uso dos recursos com vistas a diminuir o desperdício de água, de energia, materiais e alimentos são desafios para se repensar a prática pedagógica.


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