GA inicia ano letivo com duas unidades e cerca de 750 estudantes

Produzido por Estúdio A

GA inicia ano letivo com duas unidades e cerca de 750 estudantes

Ensino Bilíngue para alunos de 5 e 6 anos e Ensino Médio na Univates são as grandes novidades que marcaram a retomada das atividades em 2022

Apresentado por

Mais um ano letivo começou! No Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, a recepção dos cerca de 750 estudantes em 2022 entrará para a história da instituição. Dois grandes projetos inéditos na região e até no estado movimentam turmas, professores, equipes pedagógicas, direção e famílias. Tratam-se do Ensino Bilíngue, para estudantes de 5 e 6 anos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, na unidade do bairro São Cristóvão; e o novo Ensino Médio no prédio 1 do campus da Univates, no bairro Universitário.

Duas conquistas enaltecidas por todos que se envolveram para torná-las realidade. “O sentimento é de responsabilidade ainda maior, e de gratidão ao universo e às pessoas. Os novos projetos são um marco para a região e, especialmente, para a instituição, que neste ano festeja 55 anos dedicados à educação de qualidade. Tornamos o sonho real, mas ainda teremos muito trabalho e protagonismo pela frente, com o nosso estudante sendo formado com total coloquialidade e focado no futuro”, destaca o diretor Edson Wiethölter.

Mais esporte

Além de oferecer toda sua gama de produtos aos estudantes, neste ano o GA focará em mais um grande projeto: os esportes de competição, voltados ao Ensino Médio, nas modalidades de vôlei e basquete. As atividades das equipes estão previstas para começar em março. “A escola está totalmente vestida de cultura e precisamos nos vestir também de esportes, que é uma vontade dos estudantes e vamos dar essa resposta.”

Turmas com aulas bilíngues

Na unidade do bairro São Cristóvão, alunos e famílias eram pura ansiedade e alegria para o início de mais um ano de muita aprendizagem, crescimento e diversão. Para os pais de crianças das turmas bilíngues – Nível 3 da EI (5 anos) e 1º ano do EF (6 anos), as expectativas eram ainda maiores. Pelo novo projeto, elas contam com dois professores em sala de aula, do currículo e de inglês, de forma simultânea.

Griciele Scherer era uma das mães felizes com a nova proposta. Suas duas filhas, Valentina, do 5º ano, e Amália, do Nível 3, estudam no GA e a caçula integra uma das turmas bilíngues. “Gosto de todo o funcionamento do colégio, da proposta pedagógica, dos professores e da estrutura. Agora, com minha filha tendo a oportunidade de aprender inglês desde cedo, será melhor ainda. Não tive dúvidas na hora de matriculá-la na turma bilíngue.”

Ensino Médio na Univates

Cerca de 180 estudantes de sete turmas do Ensino Médio também vivem novas experiências neste ano, com aulas na Univates. Conforme a coordenadora do 9º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do GA, Rosilene König, no primeiro dia de aula era visível a curiosidade de todos em relação ao ambiente e às atividades. “Será um ano diferente e com grandes possibilidades para os estudantes”, reforça.

Vitória Caliari Alberton e Isadora Luana da Silveira, ambas de 15 anos, são alunas do GA desde o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental, respectivamente. Mas desde o início deste ano letivo elas vivem algo inédito com o novo Ensino Médio no campus da universidade. Segundo as colegas do 1º ano do EM, mesmo há tanto tempo no colégio, a experiência é diferente e desafiadora. “O ambiente da Univates torna tudo novo”, afirma Isadora. “A gente se sente como um aluno novo, pois é tudo diferente. Vai ser muito bom ter aulas na Univates”, reforça Vitória.

Laura Kauffmann, que veio de Cruzeiro do Sul para cursar o 1º ano do EM em Lajeado, também estava admirada com a estrutura e a proposta de ensino. “Para mim, é tudo mais diferente ainda, mas estou bem impressionada e acredito que teremos grandes oportunidades”, aposta.