Frigorífico de Frangos da Dália completa dois anos

Produzido por Estúdio A

Frigorífico de Frangos da Dália completa dois anos

Além de abates, unidade concentra produção de farinha e unidades de tratamento de água

Apresentado por

O Frigorífico de Aves, pertencente à Divisão Frango de Corte (DFC) da Dália Alimentos, completou quinta-feira, 17, dois anos de atividades. A unidade avícola, localizada em Palmas, Arroio do Meio, concentra, além do abate, a produção de farinha (base da ração animal) e as unidades de tratamento de água. Para o gerente da DFC, Eduardo Koefender, o ciclo de dois anos foi marcado por um grande processo de aprendizado.

Ele reforça a longa trajetória da cooperativa, mas cita que a atividade avícola ainda é recente. “São 75 anos de experiência na suinocultura, que cuida com maestria do manejo, criação e abates. No entanto, se tratando do mercado de frango, temos muito a aprender”, avalia. Conforme o gerente, há adequações importantes sendo realizadas em algumas atividades da planta. O objetivo é atender exigências para comercializar os produtos Dália, principalmente no mercado externo.

Linha Pollo D’oro

Atualmente, o frigorífico em Palmas trabalha com a linha de produtos Pollo D’oro, que em italiano significa frango dourado. “Como a região e a cooperativa, assim como seus associados, têm forte ligação com a descendência italiana, a proposta visa homenagear a aproximação da cultura com a nossa linha de produtos”, afirma Koefender.

Nova caldeira 

No segundo semestre de 2022, conforme o gerente, a unidade ampliará a capacidade de gerar vapor com o início das atividades de uma nova caldeira. “Isso exigiu muito planejamento para definirmos o equipamento e fornecedor adequados para atender a nossa necessidade”, comenta.

55 mil aves/dia

Ao chegar ao frigorífico, o frango vivo passa para a sangria com certificação Halal, que permite a exportação para países muçulmanos. A habilitação possui exigências de acordo com a religião islâmica. Na sequência, ocorre a limpeza das aves e a avaliação das condições sanitárias das carcaças, que vão para uma sala onde são gerados diversos tipos de cortes. Após essa etapa, os cortes são embalados e encaminhados para a área de congelamento. Por fim, passam para a expedição e distribuição. São cerca de 55 mil aves abatidas por dia.

Resfriados e congelados

– Os produtos Dália resfriados da linha Pollo D’oro contam com oito tipos de cortes, todos embalados em bandeja: coxa, sobrecoxa, coxinha da asa, meio da asa, coração, meio peito sem osso, meio peito sem pele, filezinho, coxa e sobrecoxa com osso.

– Os congelados estão disponíveis com todos os cortes e miúdos: frango inteiro, coxa e sobrecoxa com e sem osso, meio peito com e sem osso, meio peito sem pele, coxa de frango, meio das asas, coxinha da asa, coração, sambiquira, filezinho, moela, fígado e coração.