Turno Inverso do GA: uma extensão de casa no colégio

Produzido por Estúdio A

Turno Inverso do GA: uma extensão de casa no colégio

Crianças contam com rotina prazerosa, vivências exploratórias, convivências e experiências com foco na aprendizagem, tudo de maneira lúdica

Apresentado por

colégio gustavo adolfo

Depois de participar das aulas e atividades curriculares, crianças de turmas da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo têm a oportunidade de ficar mais tempo na instituição. Como uma extensão da própria casa, os estudantes recebem toda a atenção que precisam no Turno Inverso do GA, que retomou às atividades na última semana e já movimenta os pequenos com experiências e vivências que mesclam aprendizagem, crescimento e muita diversão.

Conforme a coordenadora pedagógica do Turno Inverso e Oficinas Extracurriculares, Aline Pereira, que atua no GA há 16 anos, trata-se de mais um projeto que a instituição deu início na região em 2003, de forma inédita, e que é referência em atendimento humanizado e qualificado. “O Turno Inverso surgiu da necessidade das famílias contarem com um local seguro e adequado para deixar os filhos em tempo integral. No primeiro ano de atividades, contávamos com oito crianças. Atualmente, são mais de 100 e com a volta às aulas, na próxima semana, o número deve crescer ainda mais”, projeta.

Diferenciais da proposta

Com uma proposta metodológica consolidada, que contempla aspectos afetivo, cognitivo e psicomotor, a coordenadora ressalta pontos que diferenciam o Turno Integral do GA:

– Rotina diversificada e prazerosa, com momentos de alimentação, higiene, descanso, realização do tema, exploração dos espaços, atividades recreativas e encaminhamento para as 22 oficinas extracurriculares do GA;

– Vivências do Brincar, Psicomotricidade, Culinária, Convivência, Expressão Corporal e de Criação, que ocorrem diariamente na rotina dos estudantes e auxiliam na aprendizagem e no seu  crescimento;

– Formação continuada dos recreadores educacionais, com reuniões pedagógicas semanais, estudos e reflexões constantes sobre o desenvolvimento infantil, manejo e resolução de conflitos, neurociência e competências socioemocionais;

– Interação e convivência entre os estudantes são constantes, e as regras e combinados fazem parte deste processo.

Integração com colegas e famílias

Durante o ano, eventos anuais também movimentam o Turno Inverso:

Noite de Vivência das Famílias: os pais ou responsáveis são convidados a participarem, na prática, das vivências experimentadas pelas crianças no dia a dia. Uma oportunidade para conhecerem as rotinas e se divertirem com os filhos.

Semana Farroupilha: os pequenos pesquisam sobre a cultura gaúcha e apresentam suas descobertas para as demais turmas do GA, na Mostra Gaudéria do Turno. Ainda participam de passeios de cavalo, churrasqueadas e tiro de laço em vaca parada.
Semana Solidária: sensibiliza e desenvolve a responsabilidade social nas crianças, através da imersão em instituições parceiras que apresentam sua realidade, e da arrecadação de materiais para estas instituições.

Vivência Científica: crianças do 4º a 9° anos do Ensino Fundamental apresentam diferentes experiências para outras turmas do Turno Inverso, incentivando a interação e a curiosidade dos estudantes. São curiosidades do tipo: o que será que acontece se misturar bicarbonato de sódio ao vinagre? Ele produz um gás que faz com que o balão encha sozinho!

Um ano letivo com grandes novidades!

A partir de segunda-feira, 14, o GA voltará a receber os estudantes e está tudo pronto para mais um ano letivo. 2022, ano dos 55 anos do colégio, é de grandes expectativas para a comunidade escolar. O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo contará com duas unidades: o já conhecido endereço no bairro São Cristóvão, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental; e a Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates, no bairro Universitário. Além disso, terá início o Projeto Bilíngue com dupla docência, uma novidade no estado, para as turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil.

“Desenvolvemos uma linha exploratória, base de ação das turmas do Turno Inverso, com foco, ações e aspectos a desenvolver em cada uma das turmas no decorrer do ano. Assim, através de um planejamento mensal, as recreadoras elaboram as atividades das vivências.” Aline Pereira, coordenadora pedagógica do Turno Inverso e Oficinas Extracurriculares.