Uma escola humana para o desenvolvimento integral do estudante

Produzido por Estúdio A

Uma escola humana para o desenvolvimento integral do estudante

Além de oferecer um projeto pedagógico de qualidade, instigante e desafiador, GA humaniza relações, e respeita individualidades e necessidades de alunos e famílias

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Depois da família, a escola é o local mais importante na vida de crianças e adolescentes. É nas salas de aula, bibliotecas, laboratórios, pátios e corredores que vão se conhecer e se desenvolver, além de levar suas experiências para outras realidades do cotidiano. Por isso, tão importante quanto oferecer um projeto pedagógico de qualidade, instigante e desafiador, é humanizar esse processo de ensino-aprendizagem integral, respeitando as individualidades e as necessidades dos alunos e suas famílias.

Essa é uma peculiaridade nata no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo. Segundo o diretor Edson Wiethölter, um dos lemas da instituição é valorizar o Ser sobre o Ter, com foco no indivíduo. “Temos um trabalho de acolhimento focado em toda a vida escolar do estudante. Oferecemos uma experiência significativa, feliz, duradoura, regada com muito amor e acolhimento.”

Filosofia inclusiva

Conforme a psicopedagoga do GA, Sheila Lenhard, a educação humana deve reconhecer e estimular o potencial de cada indivíduo.”Temos objetivos para serem alcançados, mas no GA são respeitados o ritmo e as individualidades desde a Educação Infantil. Os professores estão sempre muito atentos e, em caso de necessidade, buscamos especialistas externos para ajudar o aluno a avançar.” Ela cita ainda que o GA se diferencia por ser um colégio inclusivo. “Há um olhar para cada necessidade. Especialistas, inclusive, indicam muito o GA pela inclusão no ambiente escolar, que se dá de forma tranquila, fazendo o aluno avançar e ser feliz”, salienta Sheila.

Valorização do profissional

A psicóloga Graziela Ely, que atua na área de psicologia organizacional e saúde do trabalhador no GA, enfatiza que há também um acompanhamento permanente do funcionário, desde a contratação até o desenvolvimento de suas rotinas. “Ocorre um atendimento de total apoio ao colaborador, além de treinamentos, orientações. Ano passado, por exemplo, tivemos um acompanhamento focado no pós-covid. Tudo isso reflete na educação de referência e humana do colégio.” Graziela salienta que seu trabalho é cuidar de quem cuida, de quem acolhe. “Me sinto honrada de estar no colégio que acredita no cuidado, na saúde emocional e mental. Mais uma vez, o GA está na frente, pois valoriza muito o seu profissional.”

Vivência comunitária espiritual

O estudante do GA também vive a espiritualidade na prática. Conforme o pastor Luis Sievers, Lutero usava uma imagem interessante sobre o que era pecado: o ser humano encurvado sobre si mesmo. “Quando isso acontece, não vemos e não damos importância ao próximo, a Deus e a toda a sua Criação. A prática da espiritualidade é um processo que visa ajudar o ser humano a desencurvar-se sobre si mesmo, erguer-se e relacionar-se amorosamente com este vasto e belo mundo que, na perspectiva cristã, Deus nos deu para cuidar. A prática da espiritualidade luterana busca libertar o ser humano desse ‘cárcere egocentrista’ e, consequentemente, da solidão do indivíduo.”