Noites de Verão

Opinião

Bibiana Faleiro

Bibiana Faleiro

Jornalista

Colunista do Caderno Você

Noites de Verão

Por

Por entre a copa das árvores, as estrelas parecem enfeitas os galhos. E o farfalhar das folhas indica uma brisa que ameniza o calor. Mesmo à noite, o escuro do fim de dia de um verão traz ares abafados, mas um convite para ficar lá fora mais um pouco.

Noites como essas, que parecem indicar chuva, despertam diferentes sensações. Há quem lembre da infância, e das férias na casa dos primos ou avós. Há aqueles que gostam do silêncio para pensar. Sozinhos, também é nessas noites de verão que algumas tristezas costumam ser levadas pelo vento. E, pelo menos naqueles instantes, uma esperança paira pelo ar.

Não é à toa que muitas músicas de amor acontecem em noites de verão. Muitas cenas de filmes, muitas histórias de livros. A energia convida para uma dança sob o luar, para um banho de mar, de piscina ou lagoa na madrugada. Para promessas e confissões.

Quando essas noites chegam, parece que é sempre férias, e que não tem problema dormir um pouco mais tarde, só desta vez. E, antes mesmo de acabar, já nos faz sentir falta do verão.

Nesta época, as pessoas também costumam estar mais leves. Têm mais tempo para se encontrar, tomar um chimarrão ou dividir uma cerveja.

No fim do dia, as praças se enchem de famílias e amigos para jogar vôlei na quadra de areia depois do trabalho. E, nem mesmo os dias conturbados são pesados o bastante para nos fazer esquecer que é verão. Afinal, é tempo de fazer planos, e de colecionar novas histórias.

Depois dos dias quentes, as noites de verão pedem trégua. Mas elas também acabam e, com o passar dos meses, a brisa gela e nos preparamos para viver as belezas de novas estações. E, cada vez que, mesmo no inverno, uma noite parecida com essas aparecem, são como lembranças das promessas que fizemos.

Para mim, o verão tem a cara dos meus primos e das noites de pijama que meus pais organizavam em casa antes dos aniversários de criança. Das brincadeiras de fadas e duendes em que a nossa imaginação era ainda um mistério. Mas, acima de tudo, me faz lembrar de pessoas, lugares e momentos. E para você? O que o verão te traz?

Boa leitura!


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais