Velhas e novas demandas

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Velhas e novas demandas

Por

Atualizado sábado,
15 de Janeiro de 2022 às 09:06

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Prefeito de Colinas e agora Presidente da Amvat, Sandro Hermann (PP) comandou a primeira reunião à frente da entidade. O encontro ocorreu na sede, em Estrela. Em debate este ano, temas regionais como a logística, as concessões das rodovias, o porto, o aeródromo e o futuro do Trem dos Vales, que gerou cerca de R$ 4 milhões em poucas semanas só com a bilhetagem. Saneamento básico e estiagem também devem pautar o ano dos representantes da Amvat.

Também já está agendada para o próximo dia 19, às 14h, a Assembleia Geral. No mesmo encontro, a Amvat receberá Gladimir Chiele, diretor da CDP, empresa de consultoria em direito público de Porto Alegre. O grupo ainda solicita a presença da Secretária Estadual de Agricultura, Silvana Covatti, para apresentar aos prefeitos os programas de auxílio disponíveis para os agricultores em decorrência dos problemas da estiagem.


Grande, André!

“É oficial! Fui convocado para os Jogos Paralímpicos. Obrigado.” A frase é do atleta lajeadense André Barbieri, que estará presente nos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022. A competição começa oficialmente no dia 4 ade março. Recentemente, Barbieri participou da Copa do Mundo de Para Snowboard, realizada entre os dias 11 e 12 de dezembro de 2021.

A participação dele nos Jogos Paraolímpicos 2022 foi confirmada nessa quinta-feira, em transmissão ao vivo realizada pelo Comitê Olímpico brasileiro. A entidade definiu os seis atletas que vão representar o Brasil. O número de brasileiros dobrou em relação à última edição. Será a terceira participação do país, depois de Sochi 2014 e PyeongChang 2018.

A notícia está em destaque nos principais sites de esporte do país e do mundo. A representação brasileira gera muito expectativa no mundo esportivo. “Estou com muita expectativa, estou animado, tudo pode acontecer no snowboard, de quarto lugar você pode chegar em primeiro, estou animado e muito ansioso. Vamos, Brasil”, avisa Barbieri.


Partido Novo

O Deputado Federal, Marcel Van Hattem (NOVO), esteve em Lajeado nessa quinta-feira. Entre outras agendas, ele visitou o vereador Alex Schmitt (PP), que aproveitou o encontro para solicitar uma dedicatória no novo livro lançado pelo representante gaúcho no congresso, “Política é coisa do Diabo?”.


Justiça e plenário

O presidente da Câmara de Lajeado, Deolí Gräff (PP), fala sobre a liminar que suspendeu a votação de quatro projetos de lei durante a sessão extraordinária de quinta-feira. Segundo ele, e diferente do conteúdo da liminar concedida pela juíza, que questiona os prazos para a convocação do encontro e a necessidade de urgência na votação, o Mandado de Segurança foi embasado em um artigo do Regimento Interno da Câmara que tem como base a antiga Lei Orgânica municipal.

Ocorre que, em 2019, houve a reforma da Lei Orgânica e tanto os prazos como a necessidade (ou não) de urgência dos PLs foram alterados e, sendo assim, estariam em acordo com a Ordem do Dia. A Mesa Diretora já recorreu da liminar e vai tentar uma nova Sessão Extraordinária.


• Nas redes sociais, a ex-presidente da Câmara de Encantado, a vereadora Andressa de Souza (MDB), demonstrou forte mágoa com um repórter do Grupo RBS. E não foi a primeira vez que ela chamou a atenção nas redes sociais. Antes e depois de eleita.
• Ainda sobre a Câmara de Encantado, nem todos os vereadores prestigiaram o evento realizado na cidade pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), em dezembro. Pelo jeito, há parlamentar que prefere gastar em cursos e eventos fora da cidade (ou do Estado)
• Também nas redes sociais, o vereador de Lajeado, Carlos Ranzi (MDB), aproveitou bem o recado do colega de plenário, Lorival Silveira (PP), que sugeriu de forma indireta o nome do emedebista para futuramente buscar a principal cadeira do Executivo. E já tem internauta sugerindo o nome do parlamentar Vavá (MDB) para ser o candidato a vice.
• Atenção motoristas: A CCR informa novas explosões de rochas no trecho entre o Km 332 e 334 da BR-386. Os eventos necessários às obras de duplicação da rodovia federal ocorrem na terça-feira e na quinta-feira, sempre às 14h.
• A lei que prevê maior rigor na fiscalização dos ruídos gerados pelos fogos de artifício foi promulgada em Lajeado e já foi publicada no Diário Oficial do município.
• Recentemente, um veado-campeiro foi resgatado no centro de Imigrante. Nesta semana, uma capivara foi encontrada no bairro São Cristóvão, em Lajeado. É o nosso mundo animal buscando espaço para a sobrevivência.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.