Lajeado tem o maior número de casos ativos em dez meses

Coronavírus

Lajeado tem o maior número de casos ativos em dez meses

Secretário de Saúde estima que pico do contágio se estenda por até três semanas

Por

Lajeado tem o maior número de casos ativos em dez meses
Arquivo/A Hora

O número de casos ativos em Lajeado cresce a cada dia. Conforme o último boletim epidemiológico, 893 moradores estão positivos no município, o maior número desde março do ano passado. Entre terça e ontem, foram 146 novas confirmações. Segundo o secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, a expectativa é que o pico dos contágios se estenda por até três semanas.

Para ele, o aumento ainda é um reflexo das aglomerações de fim de ano. No entanto, a própria circulação em larga escala da Ômicron tem refletido no surto. Ele reconheceu que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está sobrecarga pela alta procura e consequente demora.

Resoluções

Uma das estratégias para reduzir as filas na UPA é abrir o Posto Central. Neste sábado, a unidade atenderá pacientes com síndrome gripal entre 10h e 16h.

A medida visa ampliar a vigilância dos casos suspeitos de covid. Nos demais dias, a população deve procurar a unidade de referência do seu bairro. Também está prevista um reforço na equipe e abertura de um consultório no Bairro Montanha.

Em reunião na manhã de terça-feira, 11, o Comitê covid fez uma avaliação e descartou, ao menos por enquanto, a adoção de restrições. Klein afirmou que não existe a necessidade porque o quadro clínico dos infectados é, em geral, de baixa gravidade. A situação do Hospital Bruno Born (HBB) é monitorada todos os dias. No entanto, as orientações podem ser revistas, caso o Estado sinalize com mudanças nos protocolos.

O prefeito Marcelo Caumo frisou que a repercussão clínica, em termos de lotação nos leitos hospitalares, segue sob controle. Ainda assim, existe a preocupação com os desdobramentos nas próximas semanas. “É muito importante a busca pela vacina, seja para primeira, segunda doses ou de reforço. Caso apresente sintomas, que vá ao posto, faça a testagem e, se der positivo, proceda com o isolamento. Vamos conter a circulação do vírus”, diz o prefeito.

Fechamento

Por meio de portaria, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou o fechamento temporário dos cartórios pela alta dos contágios. Desde terça-feira, 11, os atendimentos presenciais estão suspensos. A princípio, até 31 de janeiro, com chance de ser renovado.

“Os requerimentos podem ser feitos pela internet. Caso as pessoas tenham dificuldade, elas podem nos contatar pelos números (51) 998711377 ou (51) 998691667. Ninguém será prejudicado”, afirma a chefe do Cartório Eleitoral, Maria Betânia Rohde. Em Encantado, uma agência do Banrisul também teve de ser fechada, em razão dos testes positivos dos funcionários.

Novos avisos

Devido ao panorama, o Gabinete de Crise do Governo do Estado emitiu aviso para todas as 21 regiões covid pela segunda semana consecutiva. Para conter o avanço da transmissão no Estado, está agendada uma reunião entre Piratini e localidades na tarde dessa quinta-feira, 13, às 14h30min.

Cada uma terá a oportunidade de explanar as suas necessidades e serão discutidas estratégias. A medida é um passo prévio antes de um possível alerta. A média semanal de casos confirmados no Rio Grande do Sul mais que quadruplicou em apenas sete dias. De 62,2 passou para 278,8.

TESTES EM RISCO

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) emitiu um alerta para a possibilidade de falta de testes de covid no país. Segundo a entidade, existe a preocupação com a ausência dos insumos necessários para a realização dos exames em função do significativo aumento da demanda.

Esse panorama forçou o incremento na produção global dos testes, o que exige a recomposição rápida dos estoques. A recomendação é de que os laboratórios priorizem a testagem em pacientes graves, trabalhadores da saúde e outros profissionais considerados essenciais.

Vacinação em crianças

Todos os municípios gaúchos iniciam a vacinação na população de cinco a 11 anos na próxima quarta, 19. Crianças com comorbidades serão as primeiras a receber a dose, seguidas pelas demais. Os imunizantes devem chegar ao Estado até o fim da semana e terão os rótulos revisados para aferição de validade e indicação etária pela equipe da Secretaria de Saúde.

A pasta orienta aos municípios que sejam construídos planos de vacinação para o novo público-alvo. Um formulário de apoio deve ser disponibilizado para auxiliar na campanha. A faixa etária infantil começa a ser vacinada exatamente um ano após o começo da imunização em todo o país.

Hospitais

HBB (Lajeado)
– 30 leitos de UTI adulto (56,6% de ocupação)
– São 17 pacientes internados
– Destes, dois com covid-19
– um suspeito
– 14 por outras enfermidades
– Ocupação por covid-19 representa 17,6% dos leitos em uso

Hospital Estrela
– 20 leitos de UTI adulto (40% de ocupação)
– São 8 pacientes internados
– Nenhum por covid ou com suspeita
– 8 por outras enfermidades
– Ocupação por covid-19 representa zero dos leitos em uso

Santa Teresinha (Encantado)
– 5 leitos de UTI adulto (40% de ocupação)
– São 2 pacientes internados
– Nenhum internado devido a covid
– Dois por outras enfermidades
– Ocupação por covid-19 representa zero dos leitos em uso

Hospital São José (Taquari)
– 10 leitos de UTI adulto (30% de ocupação)
– São 3 pacientes internados
– Todos os 3 confirmados com covid
– Ocupação por covid-19 representa 100% dos leitos em uso

Uso da infraestrutura hospitalar – 12 de janeiro

No RS

– 3.190 leitos de UTI adulto (52,5% de ocupação)
– São 1.676 pacientes internados
– Destes, 185 com covid-19
– 139 suspeitos
– 1.352 por outras enfermidades
– Ocupação por covid-19 representa 19,3% dos leitos em uso

No Vale

– 65 leitos de
UTI adulto (46,1% de ocupação)
– São 30 pacientes
internados
– Destes, 7 com covid-19
– Um suspeito
– 22 por outras enfermidades
– Ocupação por covid-19 representa 26,6% dos leitos em uso


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais