Adeus ao ano que passou

Opinião

Bibiana Faleiro

Bibiana Faleiro

Jornalista

Colunista do Caderno Você

Adeus ao ano que passou

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Querido 2021. Esta é uma carta de despedida. Mas não é necessário choros e lamentações. Você está pronto para partir e é hora de nos desprendermos do que passou.

Desde quando nasceu, no primeiro dia do ano, você nos trouxe esperança. Era tímido, alegre, estável. Mas não estava bem e, em um momento de colapso, deixou todos nós preocupados. Você perdeu algum pai, filho ou avô pelo caminho. Sofreu e assustou muita gente. Mas se reergueu, mesmo com algumas partes suas faltando.

Com algum esforço, continuou lutando para se recuperar. Aos tropeços, esvaziou hospitais e trouxe vida. Assim como as perdas, você também viu muitas pessoas nascerem. Encontrou o amor, e deixou outros partirem.

Você viu tantas conquistas pessoais e profissionais. Viu as pessoas receberem doses de esperança a cada vacinação. Viu reencontro e abraços que há muito não se encontravam. Viu choro, risada, superação.

Gastou tantas lágrimas que secou rios, riachos e cachoeiras. Secou as terras e as plantações. E, mais uma vez, teve que ter coragem para chegar em dezembro com os dois pés no chão.

Com um pouco de gentileza que ainda lhe restou, enfeitou a cidade com luzes e, ao som de diferentes estilos musicais, se esforçou para desacelerar o tempo e trazer alegria para as famílias. Vocẽ sentou, explicou e escutou angústias, promessas e expectativas com a sua partida. E, mesmo a ponto de dizer adeus, ainda fez questão de nos dar alguns momentos de paz.

Em 12 meses, nos ensinou que a vida é mesmo assim. Nem sempre triste, nem sempre feliz, mas que ela continua, mesmo nos dias ruins. E, depois de uma grande tempestade, o Sol volta para iluminar as terras, as famílias e os corações.

Nos ensinou a respeitar o próximo, a valorizar os nossos. A ter paciência e persistência. A ter coragem e ser gentil. A sua partida também traz esperança para o ano que virá. E tem coisa melhor do que isso?

Querido 2021, você não será esquecido e, nos últimos segundos de sua passagem por aqui, vamos nos dar as mãos e agradecer pela vida em mais um ano que chega ao fim.

Acompanhe
nossas
redes sociais