O Vale elegerá deputados em 2022

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

O Vale elegerá deputados em 2022

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

E será mais de um. Anotem. Pouco mais de dez meses nos separam de mais uma eleição estadual e federal. Ao contrário das últimas, esta já é diferente. A mobilização regional começa antes mesmo de iniciar o ano eleitoral e temos motivos consistentes para acreditar num desempenho melhor da região em 2022.

Marcelo Caumo será candidato pelo PP. Ainda que ele não assuma esta condição publicamente – deve fazer oficialmente em fevereiro – o prefeito de Lajeado já mudou até o discurso. Bons entendedores já perceberam que ele acresce a palavra “Vale” em suas manifestações públicas, enquanto antes se resumia a Lajeado.

Caumo está no seu melhor momento político. Está longe de fazer um governo perfeito, mas sua gestão aberta, com os pés na inovação e sem escândalos o cacifam para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Goza de bom prestígio em Lajeado, na região e também no estado. Aliás, dentro do PP, a candidatura de Marcelo Caumo já é dada como certa.

Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, é outro que está muito bem cotado. Líder político reconhecido e respeitado em Taquari, alçou a presidência da Famurs no ano passado e é unanimidade dentro do PT regional para disputar a corrida a deputado estadual. Seu nome é citado em todas as rodas de conversas e sua articulação regional e estadual o legitimam para o pleito que está por vir.

Todos os demais nomes que aparecem como pré-candidatos largam um pouco atrás, ainda que possam se eleger, claro. Fato é que o Vale do Taquari precisa se movimentar diferente se quer um resultado diferente nas urnas de 2 de outubro.

O Grupo A Hora já iniciou sua mobilização com entrevistas e geração de conteúdo e anuncia, nas próximas semanas, um projeto focado no pleito eleitoral. De janeiro e outubro, o rádio, o jornal e os canais digitais do Grupo A Hora se somam ao coro regional em busca de maior representatividade política do Vale em nível nacional e estadual.

Pesquisas, debates, reportagens especiais, entrevistas. Um compêndio de ações estratégicas conectarão as cidades da região em torno do Pensar Eleições 2022 – DESPERTA VALE DO TAQUARI.

Não faz mais sentido uma região que cresce acima da média do estado e do país amargar resultados lamentáveis nas eleições. Votos não faltam. O que faltou nos últimos anos é mobilização e articulação a altura do que se precisa para eleger candidatos. 2022 será diferente. Vamos nessa?


TUDO com o governador

Diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss entregou exemplar do anuário ao governador Eduardo leite e ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum

Um exemplar do anuário Tudo 2021 foi entregue ao governador do estado, Eduardo Leite, quinta de manhã, quando o chefe do Piratini esteve na região. A revista avança sobre o novo ciclo de desenvolvimento que o Vale do Taquari experimenta nos últimos anos, especialmente em função da obra do Cristo Protetor e a duplicação da BR-386. Turismo e Infraestrutura são os dois setores mais emergentes na região e, claro, estimulam toda uma cadeia atrelada direta e indiretamente.

A revista que circulou para os assinantes do jornal A Hora na quinta-feira também chega aos principais órgãos e instituições do estado. A publicação serve, entre outras coisas, de documento regional que traduz o potencial econômico para o estado e o país.


Iniciativa louvável

Bandido bom não é bandido morto. Merece aplausos o projeto pioneiro de graduação de presos em Lajeado. Estado e Univates firmam parceria que leva para apenados a possibilidade de cursarem cursos de graduação pelo sistema EAD.

Sabemos que os presídios país afora são especialistas em pós graduar bandidos na criminalidade. Quem entra ladrão de galinha sai assaltante de banco, traficante. Esta é a triste e melancólica realidade dos presídios brasileiros, que se transformaram em verdadeiras masmorras que amontoam gente como se fossem bichos.

E não estou defendendo criminosos. Eu defendo e apoio a ressocialização, mediante severos modelos de punição, mas que permitam uma nova chance a quem se perdeu pelo caminho. Todos estarão dispostos? Claro que não. Mas se salvarmos uma parte já será uma grande vitória. Parabéns, Univates, pela ousadia e pela iniciativa.


FELIZ NATAL

Ele veio. De novo. E rápido. E que venha para todos. Especialmente para aqueles que dependem dos outros para ter um Natal à altura do que ele representa e incita. Que a energia e o espírito de Natal possam ocupar um pedacinho do coração de cada um e que este clima não acabe dia 26. Feliz Natal a todos.

Acompanhe
nossas
redes sociais