CRON inicia atividades em Lajeado a partir de março

Produzido por Estúdio A

CRON inicia atividades em Lajeado a partir de março

Mudança para amplo e moderno espaço no Centro Comercial 300, no bairro São Cristóvão, atende demanda da comunidade regional

Apresentado por

Além do dobro do atual espaço físico, os pacientes do Centro de Oncologia (CRON) terão à disposição atendimentos e serviços ainda mais humanizados, com o tradicional acolhimento e apoio de sempre. É que a partir de março do ano que vem, a estrutura e os profissionais voltam a atender a comunidade regional em Lajeado, em um amplo e moderno espaço no Centro Comercial 300, no Bairro São Cristóvão.

A mudança de endereço de Estrela para Lajeado, de acordo com o diretor técnico do CRON, o oncologista Hugo Schünemann, atende anseios da própria comunidade. Por meio de uma pesquisa, 87% dos pacientes com câncer manifestaram que não querem fazer tratamento em hospitais. “O que é o caso hoje, pois o nosso atendimento ocorre dentro do Hospital Estrela. Mas o resultado da pesquisa não tem nada contra esse ou outro hospital. Tem a ver com o ambiente, o cheiro, a circulação de pessoas. Ficou claro que precisávamos fazer a mudança, pela localização e demanda dos pacientes”, destaca.

“Era preciso mudar”

Antes da pesquisa, a direção do CRON já havia percebido a necessidade de contar com um ambiente maior. Schünemann lembra que, desde março de 2021, o Centro de Oncologia é certificado como Centro de Excelência, nível ouro, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além de zelar pelos serviços, a creditação motivou rever métodos de gerenciamento e priorizar o planejamento estratégico. “Com esse trabalho, percebemos que a área física estava limitada, sem possibilidade de ampliação. Era preciso mudar”, justifica o diretor técnico.

A importância de intensificar o trabalho de prevenção também pesou na decisão de contar com um espaço mais amplo. “Nos preocupamos muito em trabalhar a prevenção, mas não podemos só pensar nela no Outubro Rosa ou Novembro Azul. Precisamos conscientizar a população o ano todo e essa é uma das nossas bandeiras, tanto que criamos o CRON Previne. Com uma melhor infraestrutura, teremos condições mais favoráveis para isso. O CRON mudou o atendimento na área do câncer e nosso propósito é fazer com que o paciente sinta que estamos ao seu lado para enfrentar a doença.”

Facilidade de acesso

Em um novo local, renovado e moderno, a expectativa também é facilitar o acesso das pessoas ao novo CRON. “A mudança para Lajeado será estrategicamente melhor. Ficará mais acessível para quem vier da região alta, por exemplo. Sem contar que estaremos próximos da Unimed, restaurantes, farmácias e da ampla Praça da Lyall, onde familiares poderão aproveitar para descansar enquanto aguardam por pacientes em tratamentos”, exemplifica Schünemann.

O CRON foi fundado em 1998. São cerca de 19 mil pacientes atendidos pela equipe que soma cerca de 20 profissionais. Desde 2017 tem acreditação ouro em excelência pela ONA.

Música na Praça

Com objetivo de estabelecer uma relação com a comunidade e promover entretenimento de caráter cultural, o CRON, com apoio da Lyall Construtora e Incorporadora, promove na terça-feira, dia 7, às 19h, o projeto Música na Praça, na Praça da Lyall, em frente ao Centro Comercial 300, no Bairro São Cristóvão.

Além das atrações do local, que conta com brinquedos, quadras esportivas, opções gastronômicas e fontes de águas dançantes iluminadas, o público terá apresentações gratuitas: Cia do Aprendiz, Diana e Ricardo, e Guilherme (gaita). Haverá ainda atrações para as crianças, e distribuição de pipoca, erva-mate e água quente.

Conversa Franca

O projeto Conversa Franca de dezembro também será na Praça da Lyall, no dia 15, a partir das 19h, com transmissão da live pelo Facebook e pela Rádio A Hora 102.9. A psicóloga e teóloga Rosane Tunnemann e a nutricionista Ana Paula Dexhemer abordarão o tema “A influência da espiritualidade na saúde.” O debate terá a mediação do diretor técnico do CRON, Hugo Schünemann. O Conversa Franca é uma iniciativa do CRON, com apoio do Grupo A Hora.